logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Vale Europeu em SC: uma jornada de 190km em nove dias

Compartilhar:

Era 2010, e o balanço que fazia de minha vida não tinha um saldo muito positivo a meu ver naquela época. Embora estudando espiritualidade desde 2002 no Kardecismo, as crises de ansiedade e depressão me rondavam a cada passo. Sendo a atividade física minha parceira desde a adolescência, não havia ritmo, nem prazer genuíno, sabia que devia ter algo que eu realmente gostasse, ou que meu corpo gostasse, pelo menos.

Sabendo das caminhadas que uma empresa da região promovia, uma amiga querida me convidou para integrar o grupo que se reunia a cada inicio de estação. E então, já na primeira trilha percebi o quanto aquilo fazia parte de mim. Meu corpo vibrava com a experiência e quanto mais distância, mais ele gostava. A cada caminhada uma puxada pra terra, pra vivenciar e aprender com minha ancestralidade que conquistou terras caminhando ao longo de milhares de anos. Essa conexão é o que sinto a cada caminhada, cada passo dado, cada experiencia única, experimentando novos caminhos, experimentando novas sensações, nem boas nem ruins, só diferentes, kms e mais kms liberando serotonina.

As pernas doem, os joelhos reinam, mas a cada passo me liberto. Sentindo meu corpo liberto, minha alma de grilhões e de dragões internos e externos. Me superando, superando limites meus, não preciso me comparar porque tenho meus próprios padrões e limites para desafiar. Hoje faço essa leitura. Claro que na época não tinha noção do que viria a seguir e das mudanças que as caminhadas me proporcionariam. Foi o caminhar que fez meu caminho.

Não espero acontecer, faço acontecer, embora as vezes por morros extenuantes ou planícies sem fim, é assim que me construo, caminhando cada passo. Quando me falha a confiança, então olho pra trás e percebo no coração as mudanças da minha vida a partir de simples conexões com a terra. Depois de quatro anos desejando e planejando, eu e minha amiga Silvia seguimos para o caminho de Santiago de Compostela. Foram quase 800 km em 33 dias de suor, lágrimas, raiva, dor, alegria, amigos, idiomas, gritos, danças, superação, pensamentos, sonhos e amor.

São tantas palavras para definir o caminho que nem sei como expressar. Só sabe quem vive. Pra mim, caminhar ou trilhar é como abençoar e honrar cada momento de vida neste planeta, pisar a terra me nutre, olhar o céu que me ilumina e aquece e que levará minha alma um dia. É como se me lembrasse a todo instante que há algo muito maior e inimaginável que nos cuida e guia. Em especial aos longos quilômetros que conseguem nos por em contato com a essência, porque no inicio a conversa nos distrai, mas são tantos quilômetros que é inevitável não te colocares em contato com o silêncio, então é neste momento que as mágicas surgem de dentro de você, mas há que ter olhos e ouvidos para perceber.

Na próxima semana, eu e minha amiga Larissa Maciel iniciamos uma trip pelo Circuito Vale Europeu no Norte de Santa Catarina. Serão 190km em nove dias. E eu estarei passando todas as impressões percebidas aqui pelo blog numa série de artigos que você vai poder acompanhar em breve. Também estarei postando alguns vídeos no meu instagran @ericayogaeterapias. Espero que tenha te inspirado de alguma forma nesta caminhada da vida. Se perceber que podes contribuir de alguma forma, deixe seu comentário me contando.