logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Valmir, o mais antigo servidor do cemitério

Compartilhar:

Aos 52 anos, Valmir Marques Fernandes é o funcionário com mais tempo de serviço no Cemitério Municipal Bom Pastor. Ele começou a trabalhar no local em 1982, na época, junto com o pai. Em 1996 se tornou servidor municipal efetivo. E ainda continua em atividade nos serviços gerais. “Hoje somos sete pessoas para cuidar e administrar todo o cemitério”, indica.

Para Valmir, a morte é um processo normal. Mas isto não significa que não seja doloroso. “Meu pai foi sepultado aqui”, lembra. “Faço de tudo um pouco. O fato de trabalhar num cemitério ainda gera exclusão da sociedade. Há preconceito. Gosto do meu trabalho. Mas espero que eu possa atuar também em outro local antes de me aposentar”, completa.

O cemitério do bairro Primeiro de Maio é atualmente o maior da cidade. Por isso, também é o mais movimentado no Dia de Finados em Içara. Aproximadamente um velório ocorre a cada 2,5 dias. Isto significa quase 150 novos sepultamentos por ano. São 6 mil gavetas. “Tem capela que já possui 20 pessoas”, contabiliza Valmir.