logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Verão aumenta intensidade dos raios UVB

Compartilhar:

A proximidade do Sol com a Terra no verão provoca o aumento da temperatura e também dos raios ultravioletas tipo B. Por isso a estação mais quente do ano deve desencadear cuidados especiais principalmente em crianças e idosos. Para evitar a ação danosa da radiação é preciso usar filtros com fator de proteção mínima de 30 e com ppd de pelo menos 20 conforme indicado nas embalagens dos produtos.

"A radiação ultravioleta B tem comprimento de onda em torno de 290-320nm. Ela é a grande responsável pelas queimaduras e contribui para câncer de pele também. É mais intensa no verão, principalmente, das 10h às 16h. Quanto mais próximo da linha do Equador também fica mais forte", indica a dermatologista Ângela Lapoli Serra Braga. Os filtros solares neste caso são medidos pelo fator de proteção solar (FPS).

"Crianças abaixo de seis meses não podem usar filtros solares, somente barreiras físicas como chapéu e roupas. A exposição deve ser curta e apenas nas primeiras horas da manhã, pois são mais propensas a desidratação. Dos seis meses aos quatro anos são ideais os filtros físicos em loção cremosa. Dos quatro aos 10 anos há os filtros infantis. A partir dos 10 anos pode se optar então pelos mesmos dos adultos", explica.

Já a radiação ultravioleta A possui comprimento de onda de 320-400nm capaz de atingir a camada mais profunda da pele indiferente da estação. Isto significa que o cuidado também deve ocorrer o ano inteiro. "É a grande responsável pelo envelhecimento e aparecimento de câncer de pele. Para prevenir seus efeitos devem ser usados filtros com ppd de no mínimo 20 ou constar na embalagem que o filtro tem +++ de proteção desta radiação, além de usar barreiras físicas como chapéu e guarda sol”, pontua.