logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Verão aumenta os casos de otite externa

Compartilhar:

Com o calor, as piscinas, o mar, lagoas e rios são refúgios, principalmente, nos finais de semana. No entanto, estas atividades, comuns nos primeiros meses do ano podem favorecer o aumento de inflamações e infecções no ouvido. Nos consultórios dos médicos otorrinolaringologistas a maior reclamação é a de otite externa. Ela atinge o canal externo do ouvido.

“Quando o ambiente está úmido e quente, o contato constante com a água pode modificar o revestimento do canal auditivo externo, retirando a proteção do local, o que pode ocasionar descamação e coceira. Esse incômodo provoca a necessidade do paciente secar o ouvido constantemente, causando escoriações que facilitam a entrada de bactérias e fungos”, observa o otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia, Filipe Trento Burigo.

Segundo o médico, a melhor maneira de prevenir o problema é secar bem os ouvidos após nadar, mergulhar ou após o banho, usando apenas uma toalha de papel na ponta do dedo indicador. “As pessoas devem evitar nadar e mergulhar em águas poluídas, nunca introduzir cotonetes, grampos ou outros objetos no canal externo do ouvido” destaca. A orientação é também nunca pingar nada além de remédios recomendados por um médico.