Canal Içara

Canal Içara

17 de setembro de 2019 - 09:57
Cotidiano »
Verão exige cuidados redobrados com a pele e os cabelos
09/01/2007 às 03:42 | Taise Forgiarini | jornalagoraonline.com.br
N a temporada de verão o corpo inteiro merece cuidados especiais. A pele e os cabelos ficam mais expostos à radiação solar e às ações do tempo. Vento, poluição, água do mar, transpiração, cloro, são alguns dos fatores que representam uma ameaça à saúde da pele e dos cabelos.


PELE

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda algumas medidas de proteção para serem adotadas quando houver exposição ao sol. O uso de chapéus, camisetas, óculos de sol, protetores e bloqueadores solares são algumas das recomendações. A exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão) deve ser evitada. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15. Segundo alerta dos especialistas da SBD o bronzeamento deve ocorrer gradativamente, após os primeiros dias de exposição. “A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar este processo. Você só vai se queimar e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele”.


CABELOS

A cabeleireira içarense Eloisa Valvassori Speck informa que é natural os cabelos ressecarem mais no verão e, por isso, precisam ser hidratados com certa frequência. “Mesmo as pessoas que não vão à praia ou se expõem ao sol precisam hidratar os fios. Com o aumento da transpiração no verão os cabelos ficam mais oleosos na raiz e ressecados nas pontas, o que desequilibra a natureza dos fios. O ideal é manter os cabelos sempre hidratados com produtos especiais que protegem os cabelos”, orienta. Além da hidratação é importante lembrar que a água quente danifica o cabelo, isso em todas as estações do ano, mas especialmente no verão. “A água quanto mais fria para o cabelo, melhor”.
Ela ainda lembra que durante uma exposição muito extensa ao sol os resíduos da água do mar ou da piscina acabam se acumulando nos fios. “É importante enxaguar os cabelos sempre, se possível após cada banho. Se não houver ducha no local a pessoa pode levar uma garrafa com água de casa, para garantir a limpeza dos fios”, completa.


ALIMENTAÇÃO

A alimentação também interfere na saúde da pele e dos cabelos. Assim como a pele, os fios de cabelo são hidratados e alimentados de dentro para fora, portanto uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e minerais é muito importante. “Uma alimentação a base de saladas e frutas é sempre o ideal para quem deseja cuidar do corpo e conservar a pele e os cabelos saudáveis”, destaca a nutricionista Mariely Barcelos.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas