logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 02/02/2026 | 07:52

Verão Unesc encerra temporada e reforça compromisso com a comunidade

Projeto levou à comunidade uma programação voltada à promoção da saúde, do lazer, do esporte e da educação

Especial de Unesc

Compartilhar:

O projeto Verão Unesc terminou neste domingo, dia 1. E vai deixar marcas que vão muito além da temporada de verão. Ao longo das últimas semanas, a universidade esteve presente na orla de Balneário Rincão com uma programação diversa, gratuita e aberta à comunidade, reafirmando, na prática, seu compromisso com a educação, a extensão universitária e o desenvolvimento social.

Mais do que atividades, o Verão Unesc foi feito de encontros, cuidado, aprendizado e muita troca. Foi um espaço de convivência e acolhimento, no qual pessoas se conectaram, compartilharam experiências e viveram um verão construído com intensidade, responsabilidade e propósito. Estar na orla foi estar perto, ouvir, dialogar e promover experiências que fazem sentido para a vida das pessoas.

“Estar na orla, em contato direto com as pessoas, é uma forma de levar conhecimento, cuidado e orientação para além dos muros do campus. São ações que promovem saúde, bem-estar, esporte e cultura, ao mesmo tempo em que fortalecem o vínculo da Unesc com a comunidade. Quando a universidade ocupa espaços públicos com educação e prevenção, amplia seu impacto social e reafirma seu compromisso com a vida e com o desenvolvimento da região”, afirma a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Dona de casa e veranista, Gislaine Marcello Luciano, participou de todas as aulas de zumba. “O que eu mais gostei foi sem dúvida a zumba. Eu vim todos os fins de semana, foi maravilhoso. Bom para a saúde e nosso bem-estar. Valeu demais essa ação da Unesc aqui”, ressalta. Assim como ela, a aposentada Giusa Borges se juntou à turma da zumba. “Eu participei aqui e no calçadão também. Eu gosto muito de dançar, ver gente, faz bem para o corpo. Além de ser divertido, faz bem para a saúde. Eu tenho 63 anos e estou aqui dançando, a gente não pode ficar parada nessa idade”, fala.

Estrutura especial

Com uma estrutura especialmente montada para receber o público, o projeto levou à comunidade uma programação voltada à promoção da saúde, do lazer, do esporte e da educação. Entre as atividades oferecidas estiveram aulas de ritmos e surf, práticas esportivas como beach tennis, vôlei, futebol e futmesa, além de ações voltadas ao cuidado com a saúde, como aferição de pressão arterial e orientações em saúde. As crianças também tiveram espaço garantido, com atividades recreativas e pinturas, tornando o Verão Unesc um ambiente pensado para todas as idades.

Vínculo com a comunidade

Cada atividade realizada, cada atendimento prestado e cada conversa estabelecida ao longo da programação fortaleceram o vínculo entre a universidade e a comunidade. “A presença da Unesc na orla reafirmou a importância da extensão universitária como ponte entre o conhecimento acadêmico e as necessidades reais da sociedade, promovendo qualidade de vida, informação e acesso”, salienta a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

Integrando a agenda especial da universidade ao longo do mês de janeiro, o Verão Unesc mostrou que educar também é estar junto, compartilhar saberes e construir coletivamente experiências transformadoras. “Um projeto que encerra sua edição com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que o compromisso da Unesc com a comunidade segue vivo, pulsante e em constante movimento”, acrescenta a diretora.

O coordenador do setor de esportes da Unesc, Fagner Viana, avalia como positiva a ação deste verão. “Antes de iniciar o projeto, nós contamos uma equipe multidisciplinar dedicada ao planejamento para que pudéssemos estar na praia atendendo a comunidade da melhor forma possível. Pensamos sempre no seu bem-estar, não só pessoal, mas a família também”, reforçou.

Ele acrescentou ainda que o cuidado com que a Unesc desempenha suas atividades e ações, fazem diferença. “Entregamos nossos serviços com profissionais com um cuidado muito grande para que a gente possa orientar todas as atividades. Cada profissional teve esse cuidado e esse comprometimento de orientar da melhor forma possível para que a pessoa venha para cá e aproveite sem se machucar, por exemplo. O nosso maior foco sempre foi de que todas as pessoas que pudessem aproveitarem e estejam dentro do nosso ambiente se sintam da melhor forma possível e acolhidas pela nossa universidade e pelos profissionais”, comentou.

O Projeto Golfinhos foi citado pelo coordenador de esportes, como um dos principais pontos das atividades. “Temos esta parceria há muito tempo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em que falamos sobre os perigos, sobre conscientização, sobre o mar, sobre o cuidado. Hoje, afogamento é a segunda maior causa de mortes em crianças de 6 a 14 anos, então quando a universidade e o Corpo de Bombeiro estão juntos, falando no seu momento de lazer, traz mais segurança para a comunidade e para que todo mundo esteja aqui”, avaliou.


Container e Biblioteca de Verão

Além das ações na orla, a Unesc se fez presente no Container da universidade como ponto central de atendimento e informações. O espaço ofereceu orientações sobre cursos, realização de matrículas, esclarecimentos sobre o programa Universidade Gratuita e demais oportunidades institucionais. Também foram sorteadas duas bicicletas para aqueles que participaram das atividades do projeto. Outro destaque foi a Biblioteca de Verão Unesc, um ponto de troca de livros que incentivou a leitura durante a temporada.