Canal Içara

Canal Içara

24 de fevereiro de 2020 - 18:20
Cotidiano »
Viajando na Leitura! Lula, o filho do Brasil
26/01/2010 às 15:22 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
A saga de Dona Lindu e seu filho Lula esta narrada na obra “A História de Lula, o Filho do Brasil” de Denise Paraná. O livro inicia contando na terceira pessoa a história da mãe de Lula, que acreditando no impossível e contrariando o destino traçado para milhões de nordestinos transformou suas “lagartixas” em borboletas. Revela a situação de extrema miséria vivida em Caetés, agreste de Pernambuco e a carta falsa que traçou um novo rumo à família Silva, dando coragem para junto com oito filhos, o então caçula Lula com sete anos, ir rumo à grande São Paulo em 1952, sem saber o que a sorte lhes reservava.

Relata o encontro com o marido alcoólatra e violento impedindo Lula de estudar e a nova partida. Destacando a presença forte de Dona Lindu, como a esteira da família e sua luta para criar os filhos sozinha. A história segue humanizando o presidente do Brasil, desde as peripécias da infância até a juventude. Em vários capítulos, narra o trabalho como engraxate e torneiro mecânico, o sofrimento pela morte da esposa grávida, o engajamento no sindicalismo e a liderança conquistada junto aos trabalhadores metalúrgicos entre as décadas de 70 a 80.

INDICAÇÃO A históra de Lula, o filho do Brasil, de Denise Paraná (Objetiva, 2009, 144 páginas)
Onde comprar? Fátima Bookstore – R$ 24,90

DADOS DA OBRA: A jornalista Denise Paraná escreveu a bibliografia de Lula nos anos 90 como tese de Doutorado na USP. Em 2002, a escritora publica “Lula o filho do Brasil” pela Editora Perseu Abramo, obra que inspirou o filme com roteiro da própria jornalista. Após a produção, Denise escreveu uma nova versão, “ A história de Lula, o filho do Brasil”, diferente da tese, mais enxuta e com novas pesquisas.

MAIS SOBRE O ASSUNTO: “Lula do Brasil – A história real, do Nordeste ao Planalto” (Geração Editorial -2010). A publicação é a edição brasileira de “Lula of Brazil – a history so far”, escrito pelo inglês Richard Bourne, pesquisado do Núcleo de Estudos Políticos da Comunidade das Nações na Universidade de Londres e ex-repórter do diário britânico "The Guardian”.
*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas