logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Adriana Oliveira: adaptação e inovação para estimular o desenvolvimento local

Acii investiu na adaptação e inovação para tornar-se exemplo na 12ª gestão da entidade

Compartilhar:

A missão da Associação Empresarial de Içara de desenvolver com sustentabilidade as empresas associadas foi demonstrada na prática na 12ª gestão da entidade. Em meio a uma pandemia, a Acii não parou. Ao contrário, investiu na adaptação e inovação para tornar-se exemplo de que é possível avançar sempre. “Essa gestão realizou eventos que estimularam a criatividade e auxiliariam o desenvolvimento do ambiente empreendedor. Promovemos a profissionalização da gestão interna e fortalecimento da marca da Acii, ampliamos a representatividade e a defesa de bandeiras da classe empresarial”, resume a presidente, Adriana Mara de Oliveira.

A oportunidade de contribuir com o desenvolvimento local, além do aprendizado, relacionamento e networking, foram motivações para Adriana aceitar o desafio de presidir a Acii e conduzir as comemorações pelos 25 anos da entidade. “A força do coletivo é a base do associativismo. Por isso, os setores empresariais unidos têm maiores chances de alcançar objetivos comuns. O associado ganha com a representatividade e a entidade ganha com o engajamento do associado”, enaltece sobre os resultados da entidade apresentados na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 2, véspera da data de fundação.



O retrospecto da Acii mostra que a relação associativista içarense possibilitou, especialmente, ao longo dos últimos dois anos, a ampliação estrutural com um novo auditório. E o espaço maior permitiu que a cidade recebesse a capacitação de jovens aprendizes. Os investimentos se estenderam ainda a reformulação do Banco de Talentos; a criação do projeto de reversão de crise com mentorias; o levantamento de dados sobre os impactos econômicos; as campanhas de valorização local, de auxílio e de prevenção a covid-19.

O associativismo defendido pela Acii foi posto em prática também no relacionamento com outras entidades, por exemplo, no Voz Única. A cartilha formada por demandas do setor produtivo da cidade foi apresentada aos candidatos nas eleições municipais de 2020 e tornou-se base para as bandeiras estratégicas da cidade após o pleito. A entidade realizou também o Seminário de Empreendedorismo e Inovação de forma online, criou um feirão de empregos digital e promoveu a troca de experiências entre os setores de recursos humanos com o ACII Indica. E, para concluir o mandato, lançou também, com o apoio da Via Gastronômica, a primeira edição do Festival Gastronômico de Içara.



Segundo Adriana, o sucesso dessa gestão foi uma consequência do atendimento das demandas, mas também do empenho da equipe interna e da diretoria, no atual mandato, compartilhada com a vice Tatiana Pavei da Silva. O voluntariado foi exercido junto também com o primeiro secretário Adílio Fernandes Filho, a segunda secretária Kátia Mara Maccari Cechinel, além dos vice-presidentes Reginaldo Borges Fernandes (administrativo), Douglas Wendhausen Bitencourt (financeiro), Pâmela De Sá (jurídico), Kleiton Patrick De Alcântara Avi (núcleos), Luciana Lima De Oliveira Zanette (soluções empresariais), Joel Valentin Seldenreich (indústria, comércio e serviços), Timóteo Paes De Farias (capacitação) e Lucas Lemos Serafim (relações internas e institucionais).

A gestão teve também o apoio e trabalho dos conselhos. O movimento associativista na gestão 2019/2021 contou com a atuação dos empreendedores Custódio Abílio Da Silva, Edson Da Rosa Cardoso e Rodolfo Back Loch com os suplentes Leandro Eufrásio Teixeira, Sidnei Castagneti e Willian Biff Brígido no Conselho Fiscal. Já no Conselho Superior, participaram Agenor Sartori Castagna, Caio Cesar Rodrigues Binotti, Edilson Zanatta, Filipe Silveira Pavei, Jerri Eduardo Joaquim, Joi Luiz Daniel, Sandro Giassi Serafin, Valmor Da Silva e Waldemar Luiz Casagrande sob a presidência de Ramiro Cardoso.

Legislativo presta homenagem

“São empresários que ajudam no crescimento econômico e social da nossa cidade. Parabéns por essa gestão que está se encerrando e sucesso a nova gestão”, avalia o presidente da Câmara Municipal, Itamar Oloyde da Silva (PP). “Prestar homenagem a essa grande entidade é reconhecer os serviços prestados a nossa cidade, é aprovar quanto é importante o seu papel no salto de desenvolvimento de Içara”, destaca o vereador, propositor da moção pelos 25 anos, André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB).

“Içara se tornou uma cidade com grande força regional e uma das maiores economias do sul do estado. Além do desenvolvimento urbano, a indústria e a agricultura também contribuíram fortemente para essa evolução, acompanhados do crescimento dos setores de comércio e de serviços”, enaltece Adriana. “Inúmeras são as potencialidades do município que, aliadas a características naturais, como sua localização geográfica e topografia e, ainda, ao grande número de empreendedores locais engajados com o desenvolvimento da cidade, nos faz termos a certeza de que Içara será o melhor município do estado para se investir e viver”, pontua.



ACII – 25 anos

O resgate das gestões da Associação Empresarial de Içara faz parte das atividades preparadas pela entidade para homenagear todos os empreendedores que fizeram parte. Além do conteúdo registrado a partir do relato dos ex-presidentes, a Acii também lançou um selo comemorativo. É um símbolo que faz parte da transformação vivenciada até agora em conjunto com cada associado e que será utilizado em novas ações para relembrar as transformações da entidade e da cidade, além de inspirar novos sonhos para os empreendedores que vão escrever as próximas páginas dessa história.