logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Aliança Láctea: estados do Sul juntam esforços para aumentar competitividade internacional

Em Santa Catarina, mais de 70 mil famílias estão envolvidas com a atividade

Compartilhar:

Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina unem esforços para aumentar a exportação e a competitividade internacional do leite. O fórum do Sul atua em cinco eixos de trabalho: assistência técnica e geração de tecnologia para aumentar a produção e a produtividade; sanidade animal; qualidade do leite; organização do setor e redução de assimetrias tributárias.

Somente em SC, mais de três bilhões de litros são produzidos por ano. O estado é o quarto maior produtor brasileiro com mais de 70 mil famílias envolvidas na atividade e 130 empresas que beneficiam o produto. Santa Catarina faz parte dos estados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação e, desde 2020 é possui a menor prevalência de brucelose animal no país.

“Aliança Láctea é um importante fórum pra que a gente possa discutir os desafios da cadeia do leite”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, Ricardo Miotto. “Nós precisamos um plano de safra ousado e conseguir a redução de custos. A concessão de ferrovias que lançamos vai ser alternativa para esta redução”, acrescenta o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.