logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: Como a abertura de empresas impacta na sua vida?

Brasil registrou um recorde de abertura de empresas no segundo quadrimestre deste ano

Compartilhar:

De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil registrou um recorde de abertura de empresas no segundo quadrimestre deste ano. Entre maio e agosto, foram 1,4 milhão de novos negócios, contra o fechamento de 484.553, o que resultou em saldo positivo para o período de 936.229 empresas em funcionamento.

Os dados representam aumento de 1,9% em relação ao primeiro quadrimestre, quando foram abertas 1.392.758 empresas. Já quando a comparação é com o mesmo período de 2020, o crescimento chega a 26,5%. O total de empresas ativas no país é superior a 18,4 milhões.

De janeiro a agosto de 2021, Santa Catarina chegou ao saldo positivo de 99.827 empresas – foram 144.373 constituições e 44.546 baixas, o que representa um crescimento de 37,18% em comparação ao mesmo período de 2020.

Os dados do Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Governo Federal com informações do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), apontam crescimento no número de negócios formalizados também em Içara. De janeiro a agosto de 2021, 994 estabelecimentos iniciaram as atividades no município, alta de 32,53% na comparação com 2020, quando 750 empreendimentos foram instalados no período.

Mas como isso impacta na nossa vida? Mais do que a maioria das pessoas imagina.

Empregos

O primeiro efeito notado com a abertura de empresas é o aumento no número de empregos com carteira assinada. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), no acumulado de janeiro a agosto de 2021, o saldo é de mais de 2,2 milhões de novos postos de trabalho formal no país.

Santa Catarina está entre as melhores unidades da Federação em termos de oferta de vagas, com saldo positivo de 158.946 empregos formais no período.

No acumulado do ano, a Região Carbonífera soma 8.684 novos postos de trabalho formal criados, com Criciúma sendo responsável pelo acréscimo de 4.471 dessas vagas. Içara se mantém com o segundo melhor desempenho, com 1.437 empregos adicionados no período.

Movimentação econômica

A geração de empregos, no entanto, é apenas um dos reflexos. O crescimento no número de empresas em atividade significa também mais dinheiro em circulação, movimentação de diferentes setores e fortalecimento da economia como um todo.

Desde o segundo semestre do ano passado, temos visto a recuperação dos setores econômicos e o quanto é importante esse cenário se manter positivo para que os investimentos continuem acontecendo.

Arrecadação

Outro importante aspecto da formalização das empresas e da consequente movimentação econômica é a arrecadação de impostos, receitas que garantem a capacidade de investimento ao poder público, a realização de obras, a manutenção de serviços e a melhoria da qualidade de vida da população.

Em Içara, a arrecadação acompanha a tendência nacional de alta, registrando até setembro o montante de R$ 194.383.176,59 (bruto). O número representa um aumento de 17,10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ficou em R$ 166.000.161,77.

Uma das principais fontes de recursos do município, o retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve variação de 35,20% entre um ano e outro.

Já a variação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM, calculado com base na arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados), ficou em 35,23% no período.