logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: O que nos mostram os números do Dia dos Namorados

Neste ano, o tíquete médio apurado foi de R$ 204,99, 10,55% maior que o observado no mesmo período de 2020

Compartilhar:

Aumento no tíquete médio, ou seja, no valor gasto com presentes, bem como no faturamento das empresas com as vendas do Dia dos Namorados. É isso que nos mostram os números da pesquisa da Fecomércio SC sobre o desempenho do comércio na data celebrada em 12 de junho.

Neste ano, o tíquete médio apurado foi de R$ 204,99, 10,55% maior que o observado no mesmo período de 2020, enquanto o faturamento em relação ao ano anterior cresceu 11,77% - entre 2019 e 2020, houve queda de 18,7%. Quanto à variação do faturamento em relação aos meses comuns do ano, o crescimento foi de 11,16%.

Na avaliação da Fecomércio, esses resultados reforçam o sinal de recuperação da economia, com a adaptação das atividades diante das restrições impostas pela pandemia e das medidas econômicas que ajudaram a amortecer os impactos negativos, como o auxílio emergencial e o programa de preservação e manutenção de emprego e renda.

Efeitos negativos

A entidade também aponta que, embora a retomada das atividades aconteça de forma gradativa, as incertezas ainda são grandes no setor e o retorno sustentável depende da ampliação da imunização contra a covid-19. Além disso, os efeitos negativos da inflação sobre a renda dos consumidores começam a ficar mais evidentes.

Ao analisar o tíquete médio em termos reais, ou seja, descontando a inflação do período, o valor permanece inferior ao patamar pré-pandemia, queda de 3,06% frente à data comemorativa de 2019 e leva alta de 2,3% em relação a 2020.

A pesquisa de Resultado de Vendas do Dia dos Namorados realizada pela Fecomércio SC ouviu 382 proprietários ou gerentes de estabelecimentos nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis, entre os dias 13 e 16 de junho.

Otimismo

Conforme o cálculo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), que toma por base os dados de crediário do SPC/SC, as vendas para o Dia dos Namorados deste ano no comércio catarinense registraram um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número confirma o levantamento prévio que indicava o otimismo pela maior parte, 61,5%, dos empresários entrevistados.

“Os desafios ainda são enormes, as dificuldades ainda estão presentes, mas o crescimento das vendas do varejo traz uma perspectiva mais favorável de equilíbrio”, avalia Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Ele entende que a programação de vacinação contra o coronavírus em curso em Santa Catarina e a previsão de cobertura completa de imunização projetada para ser concluída em outubro próximo, abrangendo toda a população catarinense, também trazem um alento ao setor.

Tendência de alta

Tauffer ressalta que, mesmo sob o impacto da pandemia, as principais datas comemorativas têm registrado alta nas vendas. Além do Dia dos Namorados, o Dia das Mães registrou crescimento de 4,8% e a Páscoa de 2,45%, sempre na comparação com o mesmo período do ano anterior. Daí o otimismo para as próximas datas, como o Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho.

“Além da homenagem para vovôs e vovós, o dia especial é uma oportunidade para aquecer as vendas no comércio de cada município, com promoções e condições facilitadas para aqueles que desejam adquirir um presente. Para aproveitar com muita emoção e carinho a data que a cada ano se consolida no calendário do varejo, a FCDL/SC preparou uma campanha que tem como tema ‘Lembranças pra toda vida’. Assim, as CDLs e seus associados terão condições de se preparar para fortalecer a data, atraindo os clientes”, considera.

Içara

Em Içara, o desempenho do comércio e do setor gastronômico foram impulsionados por uma ação conjunta entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Via Gastronômica. “Nós agradecemos a parceria, tivemos um resultado excelente e já estamos pensando em novas ações para o Dia dos Pais”, afirma o presidente da CDL, Paulo Brígido.

Capacitação

Como forma de também fortalecer o setor, a Faculdade Senac Criciúma, em parceria com a Associação Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindilojas de Içara, irá realizar para os associados das instituições um workshop gratuito sobre o Comércio Varejista. A capacitação ocorre nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 19h30, no Auditório da Cooperaliança. Com carga horária de 2h30, o workshop vai abordar temas como marketing, logística e inovação, mostrando na prática como a tecnologia pode alavancar as vendas para obter os melhores resultados nos negócios.