logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: O que você vai fazer com seu 13º?

Geralmente, os planos para o dinheiro extra extrapolam o valor recebido

Compartilhar:

O fim de novembro e a chegada de dezembro anunciam um dos momentos mais esperados do ano pelos trabalhadores: o recebimento do 13º salário. Geralmente, muitos são os planos para o uso do dinheiro extra, mas nem sempre o valor é capaz de cobri-los.

Por isso, é preciso pensar bem antes de sair gastando, se programar, eleger prioridades e controlar os gastos para não comprometer o orçamento futuro. O 13º pode dar a falsa impressão de que está “sobrando dinheiro”, o que estimula as compras, muitas vezes realizadas por meio de parcelamentos a perder de vista. Sem se dar conta, no lugar de um dinheiro extra, a pessoa acaba com uma conta extra para pagar nos próximos meses.

Dicas

Ouvida pelo Canal Içara, a gerente de negócios da Sicredi Sul SC e especialista em finanças pessoais, Francielle Cisenski, deu dicas valiosas de como empregar os recursos de forma inteligente, entre elas, quitar dívidas e se livrar dos juros.

Mas se esse não for o caso, a recomendação é separar pelo menos 30% do valor para investimento, seja na poupança ou em outra opção que melhor se adapte ao perfil do investidor.

Pesquisa

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que, neste ano, os brasileiros que têm direito ao valor pretendem poupar os recursos (34%) e também usar o dinheiro para comprar presentes de Natal (33%). Já 24% vão gastar nas comemorações de Natal ou ano novo.

O 13º salário também é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira. De acordo com a pesquisa, 16% vão usar o dinheiro para pagar impostos e tributos e a mesma parcela (16%) pretende pagar dívidas em atraso.

“O dinheiro deveria ser utilizado, primeiramente, para pagar dívidas atrasadas, empréstimos ou para investir. Caso o consumidor possua mais de uma dívida, o ideal é escolher aquela que está atrasada ou optar pela que possui o valor com juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”, recomenda o presidente da CNDL, José César da Costa. Ele ainda alerta para os gastos que costumam aparecer no começo do ano, como o IPTU, as matrículas escolares e o IPVA, por exemplo.

Trabalho formal

Conforme a legislação, têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores com carteira assinada que tenham ao menos 15 dias de trabalho no ano, nesse caso, proporcional ao tempo de serviço – após uma quinzena, o valor já é contabilizado como um mês inteiro – desde que não tenha sido demitido por justa causa. Além deles, os aposentados e pensionistas do INSS, que neste ano receberam as duas parcelas em maio e junho.

Em Içara, o mercado formal emprega 20.055 pessoas, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nessa terça-feira, dia 30, pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Revisão

Os números relacionados à geração de empregos no país tiveram uma queda significativa após uma revisão promovida pelo ministério no início de novembro. Ainda assim, Içara se mantém como uma das cidades que mais oferecem vagas com carteira assinada no Estado.

Em outubro, foram mais 172 empregos adicionados. Com isso, o município acumula saldo de 1.768 postos de trabalho formal abertos em 2021, o segundo melhor desempenho da Região Carbonífera. Criciúma lidera a abertura de vagas, respondendo por 497 em outubro e 4.714 no acumulado do ano.

Empresas

Esses empregos, claro, vêm de empresas formalizadas. Conforme o Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Governo Federal com base no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Içara possui atualmente 6.483 negócios em atividade. Desses, 1.219 foram criados entre janeiro e outubro deste ano, aumento de 28,59% na comparação com o memo período de 2020, quando o acumulado ficou em 948.

A quantidade de aberturas também já ultrapassou em 9,82% a registrada na soma dos 12 meses do ano passado e em 19,51% o acumulado entre janeiro e dezembro de 2019, período pré-pandemia.

Considerando os 345 fechamentos registrados este ano, foram adicionadas à economia do município 874 empresas entre janeiro e outubro, saldo 31,83% maior do que o apurado no mesmo período de 2020.