logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: pandemia atinge nova data festiva, o Dia dos Pais

Pandemia já atingiu a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e chega agora ao Dia dos Pais

Compartilhar:

Estamos nos aproximando de mais uma data festiva, o Dia dos Pais, sob as restrições impostas devido à pandemia de coronavírus – e com os lojistas ainda sem saber o que esperar das vendas. Desde que as medidas foram deflagradas na tentativa de conter o avanço do vírus, houve perda de faturamento para o comércio na Páscoa, com praticamente todos os estabelecimentos fechados – à época, foi liberado o funcionamento apenas de lojas de chocolates; impactos sobre o Dia das Mães, com o comércio recém aberto e tendo que se adaptar a uma nova série de regras sanitárias e redução na capacidade de atendimento; e reflexos também no Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes do ano para o setor.

Redução

Conforme pesquisa da Fecomércio SC sobre as vendas referentes ao Dia dos Namorados, em junho, o tíquete médio do consumidor (valor da compra realizada por pessoa) teve redução em 3,4% na comparação com 2019. Já o resultado do faturamento (soma das vendas no período) na comparação interanual, apresentou uma variação média de -18,7%. Comparando aos demais meses de 2020, a data representou na média uma redução do faturamento de 3,05%.

Otimismo

Mesmo assim, os comerciantes de Balneário Rincão e de Içara estão confiantes para as vendas do Dia dos Pais, celebrado neste domingo, dia 9. Além da decoração alusiva à data festiva, eles apostam em promoções conjuntas para atrair o consumidor. Por iniciativa das Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) locais, os clientes que adquirirem algum produto em uma das lojas associadas receberão cupons para concorrer a prêmios. No Rincão, são dois kits, um de churrasco e outro de pesca. Em Içara, cinco clientes vão ser presenteados com churrasco pronto para o consumo, junto com um brinde surpresa. Os comerciantes investem também em ações isoladas para conquistar os clientes.

Prós e contras

Mas o grande desafio será encorajar os clientes a irem às lojas físicas, basicamente o que sustenta o comércio nas duas cidades. Às restrições ainda em vigor, juntaram-se outras na semana passada, com a edição de novos decretos a partir do aumento de casos de Covid-19 na Região Carbonífera. Assim, além do temor de contrair a doença e não poder, por exemplo, experimentar as peças de roupa ou calçados comprados para a data, os consumidores terão que se adaptar à redução nos horários de atendimento. Por outro lado, para quem prefere as compras nas lojas físicas, que representa a maioria dos catarinenses, conforme pesquisa da Fecomércio, outro fator pode ajudar os empresários de Balneário Rincão e Içara. Sem o transporte coletivo intermunicipal, suspenso por decreto do governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, a tendência é de que as compras sejam realizadas no comércio local.

Horário especial

O comércio de Içara vai funcionar até às 18 horas no feriado de São Donato, nesta sexta-feira, dia 7. Já no dia seguinte, ocorrerá o Sábado Total, com o atendimento até às 17 horas. A excepcionalidade ao decreto municipal em vigor acontecerá após a formalização do pedido junto à prefeitura. De acordo com novo decreto editado nesta terça-feira, dia 4, o comércio em geral não poderá funcionar aos domingos e nas segundas-feiras até às 12 horas, exceto serviços de alimentação essenciais, tais como os mercados.

Acordo

A abertura no feriado de São Donato só será possível também porque houve um acordo entre representantes da classe patronal – Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão (Sindilojas) – e dos trabalhadores – Sindicato dos Comerciários. O acerto ocorreu junto com a prorrogação da convenção coletiva de trabalho 2019/2020 até 20 de setembro. O trabalho no feriado prevê a compensação com mais um dia de folga aos colaboradores. As horas extras que ultrapassarem a jornada normal de trabalho no feriado não poderão ser compensadas. Neste caso, a remuneração terá acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. As empresas também deverão fornecer lanche, gratuitamente, aos empregados que trabalharem.

Empregos

Segundo os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o comércio em Balneário Rincão foi um dos setores mais impactados pela crise do coronavírus, fechando 58 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre do ano. Içara ganhou 93 vagas, principalmente, com a instalação de duas unidades atacadistas do ramo de supermercados.