logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Aposentadoria: apenas 24% criam reserva

Compartilhar:

A preparação para a aposentadoria deve começar ainda na juventude com a criação de uma reserva financeira ou então de investimentos. Todavia, esta preocupação atinge de forma efetiva apenas 24% dos internautas do Canal Içara. Outros 76% dos leitores do portal indicam que não possuem uma reserva para quando chegar o fim da carreira profissional. A estatística é baseada numa enquete com a participação de 37 pessoas entre os dias 24 e 31 de outubro.

Mais da metade dos brasileiros com vida economicamente ativa não se prepara para a possibilidade de ter redução de renda na aposentadoria. Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil indica que 74,1% dos trabalhadores contribuem com o INSS, mas, excluindo a previdência pública, seis a cada dez entrevistados disseram não fazer nenhum tipo de investimento visando a aposentadoria.

Além do benefício do INSS possuir um valor bastante reduzido em relação à renda ativa, a aposentadoria pública pode vir a se tornar ainda mais restrita. Mais que a desinformação, contudo, o estudo revela que a falta de recursos é a principal razão para o brasileiro não se preparar. Pelo menos 38,8% dos entrevistados imaginam uma queda no padrão de vida. Outros 13,3% consideram que nunca poderão parar de trabalhar.

Dos entrevistados que responderam fazer algum tipo de reserva, além do INSS, para incrementar a renda ao se aposentar, 19,2% disseram colocar dinheiro na poupança. Apenas 6,2% das pessoas revelaram contribuir para algum programa de previdência privada, e 6,1% responderam investir em imóveis. O valor médio dessa reserva foi de R$ 258 por mês.