logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Assistência Social inicia cadastro de jovens para curso de aprendiz

Compartilhar:

Késsia Rodrigues, de 17 anos, não precisará mais se deslocar até Criciúma para as aulas do curso de administração na Associação Beneficente Abadeus. Agora o treinamento da jovem aprendiz do Tabelionato de Notas e Protestos será em Içara, no auditório da Associação Empresarial. A aula inaugural foi realizada com 12 participantes nesta quinta-feira, dia 13. “A vinda do curso para nosso Município foi maravilhosa. Como estudo no Salete Scotti, fica muito mais fácil aliar o curso com o trabalho e o estudo”, destaca a estudante. O curso continuará uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 13h às 17h.

“Serão ofertados os cursos de aprendiz de confecções, aprendiz de loja e supermercado, aprendiz de escritório em geral e aprendiz de auxiliar administrativo. Os professores da Abadeus ministram as aulas, a Acii entrará com o espaço e com o contato das empresas e nós realizamos os cadastros, entrevistas e seleção”, explica a psicóloga responsável pelo Acessuas Trabalho, Deise Macedo. Para os jovens interessados, a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda do Município terá o cadastramento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, a partir da próxima segunda-feira, dia 17.

Para participar do programa, é preciso ter de 14 a 24 anos; estar matriculado ou ter completado o ensino médio. Para a realização do cadastro de interesse, é preciso apresentar a carteira de trabalho (original e/ou digital); identidade (RG), CPF, 1 foto 3×4, atestado de frequência escolar (constando o turno escolar ou histórico do ensino médio), comprovante de renda atual dos responsáveis, comprovante de residência atual (com CEP), identidade (RG) do responsável legal, CPF do responsável legal e, se tiver, o cartão bolsa família.

“A expectativa é termos mais de 30 alunos e aumentar o número de dias de curso na semana. Hoje estamos lançando uma semente aqui e essa semente vai germinar. O aprendiz que eles farão é de 16 meses e às vezes eles tem a oportunidade de fazer até dois cursos. É uma possibilidade de inclusão fantástica, já que hoje nas empresas da região temos um índice de inclusão dos jovens na empresa de 80%”, informa a diretora da Abadeus, Shirlei Monteiro.

“A busca por conhecimento tem que ser constante. As empresas contratam quem está sempre em aperfeiçoamento”, indica o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). “Que bom que vocês terão esse espaço climatizado e confortável aqui na ACII para estudarem. Espero que vocês tenham uma jornada muito proveitosa nos próximos meses”, acrescenta a secretária de Assistência Social, Habitação e Renda, Karoline Calegari.