logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Casan ratifica cobrança da tarifa de esgoto em Içara a partir de maio

Compartilhar:

Na fatura da Casan vai incidir novamente a cobrança dos serviços de coleta e tratamento de esgoto a partir das faturas com vencimento em junho. Três comunicados oficiais foram veiculados nos meses anteriores aos moradores dos bairros Centro, Jaqueline, Jardim Elizabete, Cristo Rei e Raichaski também sobre a disponibilidade das redes coletoras, além da solicitação da interligação das residências.

A Casan havia suspendido temporariamente a cobrança da tarifa a partir de fevereiro para permitir que aos moradores um período de adaptação para a adequada conexão de seu imóvel à Caixa de Inspeção implantada em frente aos imóveis. O esgoto será tratado na estação localizada no bairro Jaqueline. A unidade tem capacidade de depurar até 14 litros de esgoto por segundo em sistema de lodos ativados, em que bactérias se alimentam da matéria orgânica e permitem a decomposição de forma acelerada.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 70% da mortalidade infantil até cinco anos é motivada por doenças que podem ser evitadas com uma adequada estrutura de saneamento. O tratamento em larga escala nas cidades também é fundamental para preservação dos mananciais, onde a água é coletada para abastecimento. Há ainda benefícios do ponto de vista econômico, como valorização dos imóveis, redução dos gastos com tratamento de doenças e de R$ 4 a R$ 5 nos gastos com medicina curativa.