logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cimolai confirma unidade em Içara

Compartilhar:

É com cuidado que Içara tratou até agora da disputa por uma unidade da siderúrgica Cimolai na cidade. As conversas se arrastaram por meses, contudo, com restrição quanto a divulgação de informações. A condição de sigilo acabou a partir da visita de integrantes da empresa italiana nesta última quarta-feira, dia 20. Eles foram recebidos por lideranças políticas e empresariais da cidade. Com base no que viram, sentenciaram o destino. A instalação será na área industrial projetada para a comunidade de Esperança.

Além isenção de 50% do Imposto Sobre Serviço, de 100% no IPTU e da terraplanagem, a Cimolai vai receber também benefícios fiscais do Estado. O protocolo de intenções será assinado pelo governador Raimundo Colombo ainda nesta quinta-feira. Já dentro de 15 dias, uma comitiva irá até a Itália junto com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon e o deputado estadual Manoel Motta (PMDB) para conhecer toda a estrutura da siderúrgica e apresentar os incentivos num protocolo municipal.

“Conheci a Cimolai numa viagem que fiz até a Itália e a China. Fui levado até a empresa e dali começou esta amizade. Há dois anos trabalhamos com pouca exposição para chegar ao momento de bater o martelo. Esta é uma conquista importante. O presidente Luigi Cimolai, o vice Salvatore de Luna e o engenheiro Sérgio Santon visitaram áreas disponíveis na região e optaram por Içara por ter uma melhor condição. Serão necessários pelo menos 10 hectares. Para mim, o importante é que foi escolhido pelo Sul”, coloca o parlamentar. A estimativa inicial é de R$ 25 milhões em investimentos para o início das atividades dentro de três anos.

“A opção dessa empresa representa uma nova fase para a cidade em todos os aspectos, principalmente, econômicos. Mostra também que o decreto de utilidade pública que fizemos foi uma decisão positiva. Já temos dois grandes empreendimentos. Além do Terminal Intermodal Sul, será instalada uma multinacional que gerará diretamente 80 empregos e produzirá 10 mil toneladas de estruturas metálicas por ano”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

“Com a infraestrutura proposta, agora se torna mais fácil para a instalação das empresas de grande porte. Ganhamos mais qualidades para a concorrência com outras cidades e também estados. Além de Içara, certamente vai favorecer toda a região. Os nossos políticos, entidades e a comunidade devem se unir agora para que o crescimento seja organizado”, coloca o presidente da Associação Empresarial de Içara, Joi Luiz Daniel.

O interesse da siderúrgica pela região Sul de Santa Catarina não é recente. Em 2012, a Prefeitura Municipal de Imbituba chegou a anunciar o pedido de licenciamento para a instalação da unidade da cidade portuária. A direção da multinacional também esteve em Tubarão para verificar áreas de terra também ligadas a BR-101 e em Laguna. Além disso, chegou a ser especulada a ida para Criciúma.

A Cimolai iniciou em 1949 com uma serralheria para produção de portas e janelas de aço em Pordenone (Itália). Em 1954 iniciou a fabricação de estruturas de aço para edifícios. Em 2005 também passou a produzir tubos de grande espessura e em 2007 montou sociedade na construção de cascos de navios. A empresa faz parte da história, por exemplo, do Estádio Olímpico de Atenas e do Estádio Nacional Mané Garrincha. Além da Itália, atualmente tem unidades também na Venezuela e na Rússia.

Confira mais imagens