logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Consórcio retoma projeto de terminal intermodal para cargas em Içara

Novos investimentos estão previstos na preparação da estrutura

Compartilhar:

Apontado como um importante vetor de desenvolvimento econômico para Içara com a ligação dos modais rodoviário e ferroviário ao porto de Imbituba, a construção do Terminal Intermodal Sul (TIS) foi adiada, mas, segundo o consórcio responsável pela obra, o projeto será levado adiante. Os estudos já foram inclusive retomados para o escoamento de cargas a partir da comunidade de Vila Esperança, próximo da Rodovia Mário Covas (BR-101).

“Existe a necessidade e o interesse dos acionistas do TIS está mais forte do que nunca de iniciar as obras do novo Terminal Intermodal Sul no município de Içara. O projeto era para ter sido retomado no ano passado, mas em virtude da pandemia tivemos esse adiamento. O projeto é importante e estratégico para o TIS porque vislumbramos que nos próximos dois anos vamos superar a nossa capacidade de movimentação. É mais do que necessário ter uma nova estrutura, com capacidade de duas a três vezes maior do que atualmente”, afirma o gerente geral do TIS, instalado atualmente em Criciúma, Jeferson Montibeller.

“Iniciamos em janeiro as tratativas com a nossa parte de engenharia e a parte ambiental. Agora em fevereiro vamos dar andamento na primeira etapa dos trabalhos, que envolve a terraplanagem e drenagem. Antes disso, tem que ser feito um aerolevantamento topográfico para ver o investimento que será feito, além do processo de licenciamento ambiental”, detalha.

O terreno já passou por drenagem e terraplanagem, no entanto, com a paralisação das obras, o trabalho terá que ser refeito. “Estamos finalizando em fevereiro o cronograma dessa primeira fase e, depois disso, partiremos para a segunda etapa”, garante Jeferson. “Os investimentos em estrutura, máquinas, equipamentos, pessoal vai estar no escopo do cronograma da segunda fase. É um dos projetos mais estratégicos que vamos executar ao longo de 2021 e 2022”, considera o gerente geral.