Canal Içara

Canal Içara

28 de setembro de 2021 - 02:43
Economia »
Cinco lições que duas noites de conteúdo proporcionaram no SEI 2021
28/05/2021 às 17:27 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
O Seminário de Empreendedorismo e Inovação encerrou, mas o compartilhamento do conhecimento vai continuar. Nesse ano, o evento realizado pela Associação Empresarial de Içara ocorreu de forma online e poderá ser revisto gratuitamente pelo perfil da ACII no YouTube. Adaptado ao momento, o SEI 2021 teve empreendedores no palco conectados com outros, em diferentes cidades, com painéis sobre Vida & Estilo, Turismo & Desenvolvimento Local, além de palestras sobre a criação de conteúdo e o processo de inovação das marcas. Tudo transmitido de um estúdio com interatividade e a geração de experiências surpresas.

“Foram duas grandes noites, de empreendedorismo, inovação, insights, inspirações, adaptação e também para o reconhecimento de todos os empreendedores. Gostaríamos de estar juntos fisicamente, o momento não nos permite, mas continuamos unidos para gerar transformações positivas e responsáveis em nossas empresas e também na sociedade. Esperamos que todo o conteúdo gerado possa ter contribuído como incentivo a quem acredita no conhecimento, no compartilhamento e num futuro promissor em nossas cidades, estados, no país e no mundo!”, enaltece a presidente da Acii, Adriana Mara de Oliveira.

Além do conteúdo e das interações com os espectadores na quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, o evento teve depoimentos enviados por lideranças do movimento de empreendedorismo e inovação em Santa Catarina. “Nós apoiamos e incentivamos o SEI, pois a inovação vem ao encontro do crescimento e desenvolvimento das empresas”, lembra o presidente da Federação da ACIs, Sérgio Alves. “O SEI, em sua terceira edição, é um importante instrumento de troca de experiências para fomentar novas conexões e inspirar jovens de todas as idades a empreenderem”, completa o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Fábio Zabot Holthausen.

Cinco lições proporcionadas pelo SEI 2021

1. SONHE - O parque Unipraias foi pensado a partir de um pouso forçado em Balneário Camboriú. Seria um problema para a maioria das pessoas. Mas teve quem vislumbrasse a implantação de um complexo turístico no entorno. Esse sonho foi transmitido por Normando Tedesco aos filhos e transformou-se em realidade em conjunto com o Grupo Fidúcia. “São 22 anos de história que transformaram a Barra Sul da cidade”, ressalta o gerente, Alfredo Augusto Kuhn. A Fluss Haus, por vez, surgiu da dificuldade da lavoura. O sonho de um novo caminho foi alimentado pela produção de pães e bolachas decoradas. Essa tradição herdada pela família fez a cidade de São Martinho transformar-se em um polo turístico. “Com muito trabalho, é preciso acreditar que vai dar certo”, lembra o gerente, Leandro Cardoso.

2. PERSISTA – Se você tem um sonho, deve persistir. Para Tati Albino, a falta de capital foi uma dificuldade, mas não um impedimento na construção de uma marca de modeladores tão desejada, não somente no país, mas também no mundo. Ela começou sem capital, chegou a apostar as fichas na produção de bolsas, mas não desistiu da ideia que a motivou a empreender. A dedicação ao trabalho também foi fundamental para Daiane Nazario. A composição do cenário do Big Brother Brasil com as almofadas da Signora não foi sorte. Foi o resultado dos esforços realizados até agora por ela e toda a equipe da empresa.

3. COMUNIQUE-SE – Diante da quantidade de informações consumidas diariamente, produtos e serviços devem atender as necessidades dos consumidores e gerar sentido às pessoas para obterem preferência. A comunicação é parte essencial nesse processo de construção. Conforme a empreendedora em negócios criativos, conteúdo e impacto, Bárbara Bono, as narrativas precisam ser criadas com quem entende dos produtos e adequada às linguagens do público para que haja identificação. “Todo mundo tem voz. É um novo momento ao marketing de influência”, acrescenta sobre experiências acumuladas com trabalhos para marcas como Jeep, Fiat e Rock in Rio.

4. ASSOCIE-SE – A construção de um mundo melhor depende de pessoas unidas por este mesmo propósito. Essa associação pode ocorrer para o fomento de experiências positivas, na formação de lideranças com o compartilhamento do conhecimento e, no caso da Ambev, na inovação de produtos e serviços com a parceria de outras empresas, além da valorização de ideias dos próprios colaboradores. “As empresas não são CNPJs, são pessoas”, sublinha o gerente de Inovação da Ambev, Iago Maciel. “A inovação pode ser algo muito simples”, desmistifica.

5. ADAPTE-SE – O SEI 2021 também serve como exemplo, pois precisou se adaptar para chegar a terceira edição. Ao fazer isso, criou conexões que foram além de um auditório. De uma dificuldade que poderia ser a impossibilidade de ter um evento presencial, surgiu uma oportunidade de crescer e atender, de forma ainda mais ampla, o propósito de compartilhar conhecimento, trocar experiências e gerar relacionamento entre empreendedores. O SEI criou novas experiências, foi transformado e não será mais o mesmo. Mais desafios vão surgir para gerar o movimento ao futuro. Em qualquer empresa não é diferente. O segredo está no foco, na solução e não aos problemas que sempre se atualizarão.

+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias