logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cooperi fica sem galpão

Compartilhar:

A instalação de um galpão para a reciclagem do lixo na localidade do Rio dos Anjos, cedida pela Santec, ainda deverá render muita discussão entre os envolvidos. A falta de entendimento entre a Cooperativa de Catadores, Prefeitura Municipal, Fundai e comunidade do Rio dos Anjos, que é contrária ao projeto, levou esta semana o caso até a Promotoria Pública. O assunto já havia sido discutido na última semana em audiência pública na comunidade. Mas, não houve conciliação.

Inconformados, uma comissão de catadores esteve na tarde de terça-feira, dia 20, no Fórum da Comarca de Içara e levou o tema ao promotor Márcio Rio Branco Nabuco Gouvea. O magistrado tomou conhecimento do caso e marcou uma reunião com as partes para a segunda-feira, dia 26, às 14h, no Fórum. "A cooperativa não é contra a comunidade. Queremos apenas nosso espaço e a possibilidade de trabalhar", justificou o presidente da cooperativa, Valmir José Antônio.

ENTENDA O CASO: A situação se estende há mais de cinco anos quando, a Santec destinou uma área para instalar o galpão aos 22 catadores responsáveis pela coleta do lixo em Içara. A contrariedade da comunidade se faz por achar que o terreno adquirido pela Cooperi doado pela Santec, após aterrado, poderá bloquear a passagem de água e alagar terrenos vizinhos. Além desse fato, a comunidade também alega a falta de garantias por parte da Cooperi e da Prefeitura na questão da falta de higiene no local. "Esperamos que a Justiça colabore, colocando um fim nisso e que a cooperativa venha a funcionar o mais rápido", espera Antônio.