logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Seis toneladas coletadas em quatro semanas

Compartilhar:

Toda quarta-feira, a partir das 8h, o caminhão da coleta seletiva circula pelas ruas do bairro Cristo Rei. Para chamar a atenção dos moradores um sinal sonoro no megafone anuncia a passagem. “Caminhão da Coleta seletiva uma parceria entre a Cooperi e a Fundai ......” O veículo anda alguns metros e para. O pouco material que conseguem a cada quadra serve para encher a traseira do caminhão. E desta forma, há quase um mês com o auxílio dos próprios moradores que vai acontecendo a coleta seletiva, realizada em parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e a Cooperativa de Reciclagem de Içara (Cooperi).

Não faz um mês que a coleta está funcionando. E neste período já foram produzidos bons frutos. Conforme os integrantes da Cooperativa de Reciclagem de Içara, em apenas quatro passagens pelo bairro Cristo Rei, quase seis toneladas foram arrecadadas. De acordo com o presidente da Cooperi, Valmir Jorge Antônio, a quantidade está aumentando semanalmente. “No primeiro dia não conseguimos encher nem metade do caminhão, mas na semana seguinte já aumentou. E hoje basta a gente andar por algumas ruas do bairro, que já conseguimos encher o caminhão”, destaca.

O galpão existente para os trabalhos está situado no bairro Urussanga Velha, próximo ao Balneário Rincão. No entanto, no momento, os serviços no local ainda não iniciaram. A intenção é que após o início dos trabalhos na região central de Içara, comece a separação dos materiais na cooperativa. “Não há uma quantidade expressiva para que possamos começar a separação, por isso, agora somente estamos depositando lá, mas queremos nos próximos dias começar a realizar os trabalhos”, ressalta. Entre os itens mais recolhidos há vidros e isopor.

“Pretendemos fazer ações nas escolas para que as crianças também tenham consciência”, informou a coordenadora da coleta seletiva em Içara, Aline Stolk. “Os materiais recicláveis ou reutilizáveis devem ter o destino correto e deixam de ser considerados como lixo. Gera renda para várias pessoas, economia para as empresas, além, claro, da grande contribuição ao meio-ambiente, já que diminui a poluição dos solos, das águas e do ar, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explica.

“No Cristo Rei está dando certo, então a partir do momento que sedimentar, iremos para outro bairro. Nossa ideia é que em algumas semanas vá para o Centro, fazendo a coleta nesses dois bairros e aos poucos indo ampliando”, aposta o presidente da Fundai, Eduardo Rocha. “É algo que veio para ficar. Já estamos notando que a população está esperando isso, tanto que no Plano Diretor, dos três grupos que já foram formados, dois elencaram a coleta seletiva como uma das prioridades”, completa.

DÚVIDAS? Para dar sugestões ou saber um pouco mais sobre o funcionamento da Coleta Seletiva, há os telefones (48) 3432-2733, 3432-6418 ou o e-mail coletaseletiva@fundai.com.br.