logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Daiana Bressan: empresário, o problema é seu...

Você pode escolher ser parte do problema ou parte da solução

Compartilhar:

Problemas são partes da nossa vida. Acredito muito, que somos criados para solucionar problemas, somos seres criativos e movidos a desafios constantes ainda que não percebamos isto. Somos um fôlego de vida e cada fôlego é um desafio vencido. No mundo empresarial, tratamos diariamente com problemas e em diversos atendimentos que realizo nas empresas a maior dificuldade está em identificar a causa.

Por definição, problema é algo que pode ser resolvido, se não pode ser resolvido é porque não é um problema, podemos dizer que é um fato. Um fato é aquilo que é característico daquela ação, daquele cliente, daquele material, daquele local, daquela pessoa e independe da nossa vontade, é realidade! Então nunca faça de um fato um problema, você só vai se desgastar.

Ouço muito empresários reclamando de funcionários, fornecedores, do governo, do clima, da desorganização da empresa, de um erro no processo, da reclamação de cliente, do mercado, da baixa nas vendas e sempre me pergunto e pergunto ao empresário(a): O que você tem feito para resolver isso? Qual a ação que VOCÊ realizou para eliminar esse problema? Por muitas vezes não há respostas ou há muitas intenções sem ações.

Quando você se dispõe a resolver um problema, começa a perceber grandes oportunidade de mudança. O seu problema não é problema, mas a atitude que você tem diante da situação é que está em questão. Muitos querem crescer, ser mais felizes, mais produtivos, mais lucrativos, mas poucos aceitam a dor, mudam e tem atitudes exemplares que a mudança transborde no ambiente organizacional.

Em algum momento da vida li uma frase de um autor desconhecido, que nunca mais esqueci: “O melhor lugar para se encontrar uma mão amiga é na extremidade do seu próprio braço”. Se você não fizer, se você não tomar a iniciativa de resolver o problema, ninguém vai se motivar a fazer por você. Para te ajudar a criar um roteiro para solucionar seus problemas, vou deixar sete perguntas que vão te ajudar a identificar, definir, priorizar e solucionar os problemas, que são: O que? Porquê? Quem? Onde? Como? Quando? Quanto?

Você pode escolher ser parte do problema ou parte da solução, afinal O PROBLEMA É SEU! Mas ao escolher ser parte da solução, sua coragem e suas convicções crescerão e o seu caráter será fortalecido.