logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: no Planejamento Estratégico, nem tudo depende apenas da nossa vontade

No ambiente externo temos a concorrência, o cenário econômico global, mudanças tecnológicas, podemos citar também a pandemia e diversos outros fatores...

Compartilhar:

Na semana passada falei da importância e dei um passo a passo de como fazer um planejamento estratégico. Por mais que a gente planeje, nem tudo sai como a gente espera, pois uma empresa não vive isolada no mundo, ela é um conjunto dos ambientes e/ou fatores internos e externos (citei no ponto 4 no último artigo), na qual precisamos “sair de dentro da nossa própria caixinha”.

No ambiente externo temos a concorrência, o cenário econômico global, mudanças tecnológicas, podemos citar também a pandemia - que ninguém esperava - e diversos outros fatores, ou seja, são variáveis que não temos controle, mas nem por isso devemos esquecer de identificá-las, mesmo que em cenários futuros e, talvez, imprevisíveis. E mais que isso, com isso podemos identificar novas oportunidades ou, então, se precaver com possíveis ameaças.

Em nosso país, um dos fatores externos mais citado pelos empreendedores certamente é o Governo, e isso acaba se estendendo para todas as esferas, Federal, Estadual e Municipal. Por outro lado, as empresas também são um fator determinante para os Governos, pois a maioria dos indicadores partem da premissa de emprego e renda. Muitos países, e até cidades brasileiras, já entenderam que estes agentes precisam trabalhar em conjunto em prol de oportunidades, e não se verem apenas como ameaças. E foi neste contexto que surgiu a Tríplice Hélice da Inovação, que é o conjunto de interações entre o Poder Público, o setor privado (empresas) e a academia (universidades), para promover o desenvolvimento econômico e social. Já se fala em até quadrihélice (com a sociedade) e quíntupla hélice (além da sociedade, entram também o ambiente/investidores).

Em Içara temos a oportunidade de começar este movimento transformador de inovação e desenvolvimento, por meio do Voz Única, que é um programa que ajuda a entender o que a nossa cidade precisa para crescer e se desenvolver, levantando as principais dificuldades e demandas do ponto de vista da classe empresarial e produtiva. Estas demandas serão organizadas pela Associação Empresarial de Içara (ACII) e seus Núcleos, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara e Região (Sindilojas), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Via Gastronômica de Içara, para, então, apresentar aos candidatos nas eleições municipais deste ano, seguindo como uma ferramenta para ampliar o diálogo envolvendo a gestão pública com os candidatos eleitos e a sociedade organizada de Içara de forma democrática, transparente, idônea e, principalmente, apartidária.

O tema central do Voz Única este ano é: “Quais são as prioridades para o desenvolvimento socioeconômico de Içara?”. Por meio de um formulário digital, empresas de todos os segmentos e portes, do MEI a empresa S/A, poderão registrar suas demandas, necessidades e pleitos para serem incluídas na pauta empresarial do município. O formulário ficará aberto até nesta quarta-feira, dia 07/10, por meio do link: https://bit.ly/VozÚnica2020

É uma excelente oportunidade para se trabalhar a etapa 5 do passo a passo do planejamento estratégico, que é identificar onde estamos (presente), onde e quando queremos chegar (futuro próximo) e como chegaremos lá, visando o desenvolvimento do seu negócio e também do município, pois ninguém cresce sozinho. Participe!

EVENTOS:
@ Sul Conecta, 15 de outubro de 2020, evento online e gratuito;
@ HSM EXPO NOW! - Outubro, Novembro e Dezembro, evento online e gratuito;
@ Silicon Valley Web Conference - Outubro de 2020, evento online e gratuito;
@ CASE & Startup Summit 2K20 - 19 a 23 de outubro. Evento online e gratuito;
@ ExpoGestão 2020 Digital - 27 a 29 de outubro - Inscrições Abertas;
@ Hostel by RD Summit, 1 a 3 de dezembro - Inscrições Abertas.