logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: O incrível efeito manada e a sua influência nos negócios

Você já parou para perceber por que os influencers são influencers?

Compartilhar:

Chegamos na última semana pré-votação para as eleições municipais de 2020. Calma, não vou falar de política, esta é uma coluna de empreendedorismo e inovação, mas é pensando nela que incentivou este conteúdo de hoje e já te conto o porquê.

Você já parou para perceber por que os influencers são influencers? Quantas vezes você já comprou um produto, foi a um evento ou adquiriu um serviço só para não se sentir um “peixe fora d’água”?

Talvez você nem queria tanto ir naquele show, naquele barzinho ou ter aquele produto, mas alguma coisa no seu subconsciente disse que você deveria ir lá ou adquirir aquele produto. A mesma coisa acontece nas eleições.

Em um grupo que participo rolou o seguinte questionamento: “qual o sentido de se fazer carreatas e bandeiraços? Realmente dá resultado?”. Por incrível que pareça, sim, e faz todo sentido.

Isso é uma prática de persuasão poderosa e que dá para traçar muitas estratégias de conquistar eleitores, ou, em nosso caso, novos clientes. As pessoas têm pavor de serem e agirem de formas diferentes, é quase que um auto bullying.

Não queremos ser a única pessoa que ficou de fora, que perdeu uma grande oportunidade, que perdeu a novidade, ou simplesmente aquela pessoa que é diferente. Isso se multiplica quando tratamos de mídias sociais.

É quase impossível não filmar AQUELA música do show ou mostrar AQUELE lugar e postar nas redes sociais, mesmo que talvez você nunca mais verá o vídeo. Também é “impossível” não mostrar àquele produto novo que todo mundo queria e você conseguiu adquirir. Isso tudo tem muito valor, mas que pode passar despercebido quando estamos hipnotizados com este gatilho mental para ação de compra.

No popular, podemos dizer que é a “Maria vai com as outras”, mas tem um termo para esta estratégia na qual chamamos de o “Efeito (ou Comportamento) Manada”. Basicamente, as pessoas tomam as suas próprias decisões com base no que as outras pessoas e/ou grupo pensam, mesmo que de forma irracional, sem influência direta e não querendo, ao certo, escolher aquela opção.

É tão reconfortante ver que não estamos neste barco sozinho, mesmo que este seja o Titanic. Isso acontece constantemente na política, na Black Friday (está chegando, hein?), nas ações da Bolsa de Valores, lançamentos de novos produtos ou estabelecimentos, nas lives de vendas pelo Instagram (que estão bombando, justamente pelo efeito manada), dentre outros casos.

E você e seu negócio, como podem se aproveitar dessa estratégia para venderem mais?

NOTÍCIAS:
#1 Mercado Livre recebe autorização do BC para atuar como instituição financeira;
#2 WhatsApp anuncia botão para compras dentro do app;
#3 Amazon anuncia mais 3 centros logísticos no Brasil e abre 1.500 vagas;
#4 Spotify comprará empresa de tecnologia de publicidade para monetizar podcasts;
#5 Burger King e Casas Bahia fazem parceria para promoção antes da Black Friday;

EVENTOS:
@ HSM EXPO NOW! - Outubro, Novembro e Dezembro, evento on-line e gratuito;
@ [Talk] O que é Assessoria de imprensa e como pode ajudar os negócios - João da Alfa comunicação, 26 de novembro, via Google Meet;
@ Locaweb Digital Conference Live, 30 de novembro a 4 de dezembro, evento on-line e gratuito*;
@ Hostel by RD Summit, 1 a 3 de dezembro - Inscrições Abertas.