logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: O que o caso Lázaro tem a ver com o seu negócio?

O que o trabalho das forças de segurança para a captura de Lázaro pode lhe ensinar?

Compartilhar:

Eu duvido quem aqui não ficou sabendo do caso Lázaro Barbosa. Pode até não acompanhar de perto, mas ficou sabendo das notícias. E como só se fala disso nessa semana, esta também é a notícia por aqui. Mas o que isso tem a ver com o seu negócio?

Em primeiro momento, nada. Mas podemos usar de modelo e levar para dentro de uma empresa, tirando uma série de aprendizados e insights. Confira:

OBJETIVO, FOCO E PERSISTÊNCIA

Foram exatos 20 dias na caçada por Lázaro. Ter foco e persistência significa saber direcionar a atenção e a concentração para as atividades que são realmente importantes neste momento, a superar obstáculos e a continuar em frente, para conquistar os objetivos. Esses três pontos não faltaram para todo o batalhão que estava à procura de Lázaro.

E na empresa? Está claro qual(is) objetivo(s) a ser(em) alcançado(s)? Toda equipe realmente está alinhada e focada para atingir os objetivos do negócio? A comunicação está clara entre todos os setores, grupos de trabalhos, CEO ou proprietário até o nível operacional? Há um planejamento bem definido com planos de ações para todas as áreas? Quando questões como estas não estão claras, é onde muitos ficam pelo caminho, deixam de acreditar e onde há desistências. E quem tem resultados satisfatórios, quem chegou lá e atingiu os objetivos sabe muito bem que nunca será fácil, mas que precisa de um norte e de muita persistência.


ESTRATÉGIA É ALMA DO NEGÓCIO

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” Essa frase é de Sun Tzu e existe há cerca de 2.500 anos. Só a estratégia quando há planejamento e que muitas vezes isso não depende apenas de você. É necessário conhecer também como o seu adversário pensa e trabalha. Foi assim que a polícia buscou todas as informações sobre Lázaro e percebeu que havia um ritual padrão quando ele atacava suas vítimas e estava em fuga. Também foi assim que a polícia chegou na casa da ex-esposa e sogra, na qual o bandido estava perto, antes de ser capturado. Mas a estratégia de Lázaro também funcionou por um bom tempo, afinal, andar pelos rios e não deixar rastros foi uma boa sacada.

Na empresa não basta planejar e ser persistente, tem que ter muita estratégia e um plano de ação efetivo, evitando erros e procurando ser o mais eficaz possível. Já dizia o antigo General Greco Péricles “O que eu temo não é a estratégia do inimigo, mas os nossos erros.” Muitas vezes na empresa - e neste caso do Lázaro - errar significa a morte.

FERRAMENTAS E PESSOAS CERTAS

Pessoas certas, na hora certa, no lugar certo. Mas para isso, também é necessário ferramentas. No caso de Lázaro tiveram mais de 270 policiais envolvidos, que contou ainda com drones, helicópteros, rádios comunicadores, cães farejadores e até um caminhão com uma plataforma de observação elevada para fazer videomonitoramento na operação de busca e apreensão. Mesmo com tudo isso, ainda levou 20 dias para conquistar o objetivo, imagina sem?

Na sua empresa não é diferente. Se não tiver as pessoas certas, com as ferramentas necessárias, você até pode atingir os seus objetivos, mas vai demorar ainda mais. Invista nas pessoas, em tecnologias, invista tempo, dedicação e no que for necessário para ter o sucesso que espera, afinal, nada cai do céu.

O RESULTADO NUNCA VAI AGRADAR A TODOS

Uma coisa é certa, você nunca irá agradar todo mundo, ainda mais em um mundo cada vez mais polarizado. Mesmo quando o resultado é o que a maioria deseja, mesmo que você ache que esteja 100% certo e não há falhas no processo, não adianta, sempre vão ter os contras, os críticos e o outro lado de ver as coisas. Procure na internet ou nas redes sociais e veja os debates se a polícia estava certa ou não, em agir como agiu com Lázaro Barbosa.

Mas se você estiver em uma situação de conflito na empresa, não se preocupe, volte ao primeiro ponto deste artigo (OBJETIVO, FOCO E PERSISTÊNCIA) e faça uma autoanálise respondendo às seguintes perguntas: Vai de encontro com o meu propósito e o da minha empresa? Reflete os meus valores? Quais valores? Vai fazer diferença positiva para eu, minha equipe, meus clientes e para a minha comunidade?

Se você tiver respostas satisfatórias para todas essas perguntas, vá em frente com o que você pensa, trace seus objetivos, foque, não desista e mais que tudo, quando conquistar as metas, não deixe de celebrar com a sua equipe por aquela conquista e em tudo que vocês acreditam, os outros achando certo ou não. E foi assim que o caso Lázaro Barbosa encerrou, com a celebração dos policiais envolvidos no caso. E é assim que encerro este artigo, celebrando você, leitor, por chegar até aqui. Obrigado! :)


NOTÍCIAS:
#1 Santa Catarina é o estado escolhido pelo grupo Nestlé Purina no Brasil para investimento de R$ 1 bilhão;
#2 Social commerce aquecido: WhatsApp vai ganhar nova aba dedicada a compras;
#3 Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mostra pesquisa Kantar;
#4 Startup americana desenvolve capacetes capazes de ler mentes;
#5 Como é Songdo, a cidade do futuro criada do zero na Coreia do Sul;
#6 Startup transforma motoboys em outdoor; entregador pode ganhar até R$ 1.100;