logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: Por que um coworking pode ser a salvação do seu negócio?

Todos estes escritórios compartilhados estão seguindo as medidas de segurança e prevenção no combate ao coronavírus

Compartilhar:

Muito antes da pandemia alguns negócios já estavam na ‘corda bamba’, principalmente na resolução da equação: receita - custos = lucro. Uma pesquisa do SEBRAE apontou que, para 73,4% das empresas que responderam o questionário, a situação financeira já não estava boa antes mesmo da crise. Por outro lado, uma pesquisa do IBGE apontou que 44,8% das empresas brasileiras foram afetadas negativamente por conta da pandemia, em levantamento de dados na primeira quinzena de julho de 2020.

São vários os obstáculos e desafios na vida de quem decide empreender, seja para uma empresa madura no mercado ou para quem ainda está na fase do projeto e planejamento de abrir o seu próprio negócio. Por isso elencamos abaixo 06 motivos do porque um coworking (escritório compartilhado) pode ser a salvação do seu negócio (ou da sua ideia).

1. Redução de Custos e Baixo Investimento

Este é o primeiro motivo, justamente porque é a primeira coisa que vem na cabeça de todo empresário, principalmente em cenários de crise. Sabe aquelas custos mensais, aluguel, energia, condomínio, internet e outras tantas mais? Em um coworking você não paga tudo isso, apenas será pago a hora ou o período em que você estiver usando pelo espaço. Se for falar em investimento então, nem se fala! Arquiteto, reforma, pintor, móveis e etc. Certamente te dará uma folga no orçamento.

2. Seu tempo é para o seu negócio

Principalmente nos pequenos negócios, onde a equipe é reduzida, há vários contratempos que fazem o empresário não pensar ou não focar no que realmente é importante para o bom desempenho do seu negócio. Você já parou para pensar quanto tempo perde pensando em manutenção, limpeza, pagamento das contas citadas acima, compra de materiais de escritório e etc.? Este tempo poderá ser transformado em planejamento, vendas, gestão ou outras atividades mais relevantes para a sua empresa, se você não tiver que se preocupar com isso.

3. Produtividade, foco e diminuição da procrastinação

Se você está em home office, não vou nem falar da relação descanso x horário x trabalho. Também nem preciso falar da vontade de ficar na cama, deitado no sofá, assistir ao jornal, atenção para o bichinho de estimação... e se você não mora sozinho, então, produtividade lá embaixo!

Agora, se você está no escritório, você parece um imã! Sempre alguém vai te chamar e pedir ajuda ou tirar dúvida com algum trabalho, o telefone parece que adivinha que você está na empresa, o e-mail parece que te suga a cada meia hora e por aí vai.

Agora imagina um lugar sem nenhuma dessas distrações, onde todos que estão ali com você estão focados em seus respectivos projetos e, o “pior”, o relógio está correndo contra o tempo, porque você está pagando por hora. É quase que a Técnica Pomodoro, só que sem o ‘reloginho do tomate’. O ambiente do coworking te estimula a manter a disciplina e gerenciar melhor o seu tempo.

4. Motivação e Criatividade

Coworking é como se fosse uma academia. Quanto mais bonita e organizada a academia for, mais te motivará a praticar exercícios físicos. Se você treinar sozinho, o seu rendimento é um, mas, com certeza, você terá um rendimento maior se estiver treinando com mais pessoas a sua volta, que tenham o mesmo objetivo que você. Coworking é o lugar ideal para as ideias fluírem e praticar a inovação, pois você mudará o seu mindset com a proposta do ambiente e a energia vibrante destes lugares.

5. Networking, parceiros e novos negócios

Em um ambiente como este circulam profissionais de diferentes áreas de negócios. Um deles poderá ser seu parceiro, te dar uma dica valiosa que você não enxergava ou, então, até se tornar seu cliente e recomendar você para outras pessoas. Todo mundo sabe que o networking é fundamental para a saúde de qualquer negócio, mas muitos nem sabem por onde começar a criação desta rede de relacionamentos. Mais contatos, se você fizer tudo certo, mais dinheiro!

6. Maior credibilidade para você e seu negócio

Muitos empreendedores, principalmente os MEIs e os profissionais liberais, já trabalhavam em casa ou, por conta da pandemia e redução dos custos, tiveram que migrar o seu ponto comercial para dentro da própria casa, mantendo o sonho do negócio próprio vivo. Outras empresas, principalmente as da área de produção, em alguns casos nem tem um escritório pronto para receber os potenciais clientes, atendendo na própria fábrica e/ou produção.

O coworking também atende esta necessidade, onde você poderá atender melhor o seu cliente, em um lugar confortável, fácil de encontrar (geralmente os escritórios compartilhados ficam no centro da cidade ou em espaços de fácil localização) e também passará maior credibilidade na hora de fechar o negócio, sem contar que você transmitirá uma imagem como sendo um empreendedor inovador, por estar inserido em uma comunidade de coworking.

Mantendo o negócio vivo

Um coworking pode facilitar e resolver diversos dos problemas dos quais as empresas já enfrentavam e que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia, porém estes espaços eram exclusivos das capitais e grandes centros urbanos. Com a necessidade latente, escritórios compartilhados vem mostrando esta nova forma de empreender, inovar e manter o sonho do negócio vivo, abrindo novos horizontes e quebrando os obstáculos comuns para a maioria dos empreendedores.

Em Içara, criado durante a pandemia, tem o Coworking da Associação Empresarial de Içara, que fica localizado no edifício Talismã Trade Center e que funciona em horário comercial. Na região Extremo Sul, em Criciúma tem a Plurall e os espaços na ACIC (também adaptado para este cenário da pandemia), e em Araranguá foi inaugurado na semana passada o FVA LAB, o que mostra a forte tendência deste tipo de negócio para os empreendedores da região.

É importante reforçar que todos estes escritórios compartilhados estão seguindo as medidas de segurança e prevenção no combate ao coronavírus, limitando o número de pessoas simultâneas na utilização do espaço, disponibilizando álcool em gel, o uso obrigatório de máscara e mantendo o distanciamento entre as pessoas.

NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Startup apoiada pela Satc vai desenvolver plástico sustentável;
#2 Google lança cartão de visitas online que exibe seu perfil nas buscas;
#3 Uma startup de viagens fez o impossível: cresceu 10 vezes na pandemia;
#4 Família usa auxílio emergencial para abrir empresa de entrega de marmitas e consegue faturar até R$ 6 mil por mês;
#5 Prejuízo do Nubank tem primeira queda significativa desde a fundação da fintech;

EVENTOS:
@ Alfa Talk - Aprendizados na Pandemia, com o CEO da Tintas Farben, Edmilson Zanatta, dia 26/08, às 08h30, evento online e gratuito;
@ SEO Marketing Live Show - Resultados Digitais, 03/09, evento online e gratuito
@ CASE & Startup Summit 2K20 - inscrições abertas e limitadas evento online e gratuito;