logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: Qual é a melhor rede social para o seu negócio?

Como destacar a sua marca, seus produtos ou serviços no meio de tanto conteúdo?

Compartilhar:

Já falamos diversas vezes por aqui que o relacionamento com o cliente e a transformação digital são fatores chaves para o crescimento de qualquer negócio, ainda mais em um cenário de isolamento social, em que a maioria das pessoas estão da casa para o trabalho, do trabalho para casa. Os hábitos mudaram e a forma de consumir conteúdo também.

Neste contexto que a maioria das empresas correram para as redes sociais. Já que os clientes não vem mais até a empresa, a empresa tem que ir até o cliente, se não adeus vendas e tchau receita para manter o negócio. E aí a aglomeração ocorre no meio digital. Como destacar a sua marca, seus produtos ou serviços no meio de tanto conteúdo? Qual a melhor rede social para atingir o seu público?

Poderíamos dizer que é o Tik Tok, a febre do momento, que cresceu exponencialmente nesta pandemia. Mas, será? Então vamos apostar no Facebook, a maior rede social e líder absoluta em número de usuários no mundo… Aí eu te pergunto, como você usa o seu próprio Facebook? Você curte, comenta e compartilha nesta rede social ou usa ela apenas para fazer cadastro e se conectar em outras plataformas, sites e tudo o que você precisa acessar, mas não quer preencher um novo formulário de cadastro?

Então vamos para o Instagram, o queridinho das curtidas e interação. Mas peraí, você realmente está com um número significativo de curtidas nos posts que faça seu negócio realmente vender mais? Você tem engajamento com o público que façam eles curtirem, comentarem e até compartilharem o seu conteúdo na rede?

E fora estes, temos o LinkedIn, que é a maior rede social profissional do mundo, o YouTube (que se eu não acesso pelo notebook, que tem o AdBlock, já até enche o saco de tanta propaganda - e não, eu não quero assinar o Premium e pulo todas as propagandas por lá, mas tem gente que assiste), o próprio Spotify com seus podcasts, Telegram e por aí vai.

A questão é, não tem uma melhor rede social, mesmo se ela é a rede social do momento ou a que tem mais usuários no mundo. Cada tipo de negócio tem o seu público-alvo específico, que tem suas características em comum e que consome conteúdos e interage de formas diferentes. O seu papel aqui não é achar a melhor rede social, mas sim entender e conhecer o seu público. Entenda quais são suas dores, seus desafios, suas necessidades, quem são as pessoas, marcas ou canais que ele confia, quais são seus hábitos, sentimentos e pensamentos, enfim, identifique os pontos em comum do seu público.

Se você conhecer a fundo o seu cliente, ou o potencial futuro cliente, você saberá identificar a melhor forma de chegar até ele, por qual canal ou rede social, e também saberá como se comunicar, ou seja, terá conteúdo relevante e que faça a diferença na decisão de ele escolher pelo seu negócio ao invés do concorrente.

É claro que existem meios nas redes sociais de atingir maior público e criar engajamento, mas isso eu te conto na terça-feira que vem, aqui, na coluna de Empreendedorismo e Inovação do Canal Içara. Até mais! :)


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Hering passa a vender camisas básicas em máquinas de autosserviço;
#2 Associação Empresarial de Içara lança informativo digital;
#3 Como abrir MEI pela internet e ter CNPJ para emitir notas;
#4 Casos de sucesso de empresas catarinenses em plena pandemia;

EVENTOS:
@ Semana dos Núcleos Empresariais - de 10 a 14 de agosto, evento online e gratuito;
@ Conexões ExpoGestão: Habilidade de reaprender e adaptar-se, 20 de agosto, evento online e gratuito;
@ Curso online e gratuito com Leandro Karnal e Luiza Helena Trajano - Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudança, de 24 a 27 de agosto;
@ CASE & Startup Summit 2K20 - inscrições abertas e limitadas evento online e gratuito;