logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: Sete ferramentas de trabalho do Google que você não usa ainda

Opções inovadoras, colaborativas e integradas podem facilitar as rotinas em sua vida e empresa

Compartilhar:

O maior serviço de buscas do mundo completou ontem, dia 27, seus 23 anos. Muitas histórias cercam esta gigantesca empresa de tecnologia sediada na Califórnia, inclusive, sua própria data de aniversário. A fundação da empresa foi em 04 de setembro de 1998, o registro do domínio foi solicitado um ano antes, no dia 15 de setembro de 1997, e o dia 27 é comemorado pela empresa, aparentemente, sem um motivo plausível.

Sobre seu principal serviço, o buscador, ele processa, em média, mais de 63 mil buscas por segundo em mais de 150 línguas, de acordo com o site Search Engine Land. São tantas páginas de resultados que se elas fossem todas impressas em folhas A4 e organizadas lado a lado, daria para fazer em torno de 12 viagens à Lua. Estima-se também que, 9 em cada 10 buscas feitas na internet sejam feitas por meio do Google e 15% das buscas diárias são termos ainda não pesquisados pela ferramenta.

Você provavelmente conhece o YouTube, o Android, o Waze e outras empresas que são do Google, afinal, do início do mecanismo de busca até os dias atuais, a companhia expandiu seu modelo de negócios e incorporou outros tantos, já que faz, em média, a aquisição de uma companhia por semana desde 2010. E é neste contexto que a gigante não para de inovar.

E é pensando em inovação também para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, que trago hoje sete ferramentas de trabalho do Google que você, talvez, ainda não utiliza, ou porque não conhece, ou porque não sabe para que serve ou porque não viu a grande utilidade da plataforma, mas eu te mostro aqui:

1) Google Alertas: Quem que não quer se manter atualizado com as últimas novidades sobre a sua empresa, segmento, área, pessoas que acompanha e tudo o mais? Você não precisa buscar isso de forma manual, pois o Google Alertas faz isso gratuitamente para você. Basta acessar https://www.google.com.br/alerts e criar alertas com o que você procura. Quer buscar por citações do seu nome, da sua empresa, das marcas favoritas, de influencers? Coloque no alerta e monitore, em tempo real, tudo que sai na internet e que está dentro do Google. Você receberá uma notificação no e-mail cadatrado quando seu item pesquisado tiver nova citação.

2) Google Trends: O que é tendência no mundo ou na sua região? O que as pessoas estão buscando e falando no momento? Que tipos de palavras você pode usar em um conteúdo ou em um post na rede social para atrair mais e melhor o seu público? É para isso que serve o #Trends, que funciona exatamente como o Trend Topics do Twitter, só que do Google. Veja o que está em alta em: https://trends.google.com.br/trends/

3) Google Meu Negócio: Quando você vai comprar um produto ou contratar um serviço, onde que você busca? Ou é por pedido de indicação nos grupos de WhatsApp ou você certamente vai no Google. O problema é que nem todas as empresas têm uma conta no Google Meu Negócio ou, se tem, não atualizam e interagem. Muitos não tem porque não sabem como fazer e outros porque acham que é pago, mas é super simples e totalmente gratuito. Acesse e cadastre o seu negócio: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/. Se você já tem, confira os horários de funcionamento, o endereço, telefone e, principalmente, INTERAJA com o seu público, seja respondendo as avaliações, compartilhando fotos da empresa ou dos produtos, ou, ainda, fazendo postagens como se fosse nas redes sociais. Isso ajuda o seu negócio a aparecer primeiro nas páginas de pesquisa do Google.

4) Google Ads: Quantas empresas do mesmo segmento que o seu e na sua região podem estar cadastradas no Google Meu Negócio? Às vezes nenhuma, mas dependendo o tipo de negócio, muitas. É no Google que as pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar, e no meio da multidão, você precisa se destacar. Com o Google Ads, seu anúncio pode ser exibido para o seu potencial cliente no momento exato em que ele estiver pesquisando produtos e serviços como os seus. Acesse e saiba mais: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/.

5) Gmail profissional/comercial: Vejo muitas empresas ou profissionais liberais com e-mails @gmail.com ou cadastrados em qualquer outra plataforma de e-mail. As vezes até com um domínio já registrado, afinal, possuem um site próprio. Por que não usar um e-mail @seunegócio.com.br, então? Além disso, um domínio vinculado ao Google gera uma série de outros benefícios e profissionaliza o seu negócio.

6) Google Sites: um dos benefícios de ter o domínio registrado no Google, além de ter um e-mail profissional via Gmail, é a possibilidade de criar um site, intranet (apenas para sua equipe de trabalho) ou landing page, caso você ainda não tenha. O Google Sites tem modelos pré-definidos e é só “clicar” e “arrastar” para criar o seu próprio projeto, atualizando as imagens e textos para o seu negócio. Saiba mais em: https://sites.google.com/new.

7) Google Contato, Agenda e Meet: Sim, são três aplicativos diferentes, mas que funcionam de forma totalmente integrada, assim como todos os apps do Google Workspace (ferramentas de trabalho Google). Qual a melhor funcionalidade disso tudo? Tenha tudo na palma da sua mão e otimize seu tempo. No Google Contatos você pode cadastrar grupos (chamados de marcadores), assim como no WhatsApp, que facilita na hora de enviar e-mail, um convite da reunião no Meet e para melhor organização. Em vez de buscar e-mail por e-mail da sua equipe, envie mensagem ou convite de reunião para o seu grupo. É simples, veja em: https://contacts.google.com/. Em um contato, se você cadastrar a data de aniversário da pessoa ou data de fundação da empresa do seu cliente, a mesma vai aparecer no Google Agenda, tudo de forma automática! E o Google Meet a maioria já conhece e certamente já utilizou em algum momento nestes dois últimos anos, ele é totalmente integrado com as ferramentas Google.

Outras ferramentas do Google podem ser importantes para o seu trabalho. O bloco de notas do Google Keep, a lousa/quadro digital e com post it do Jamboard, o YouTube e o Google Drive são outros exemplos de ferramentas muito úteis para qualquer tipo de negócio, todas elas de forma inovadora, colaborativa e integrada, basta aplicar. Sucesso em seus novos projetos!

NOTÍCIAS:
#1 Gol Linhas Aéreas terá carro voador elétrico para dispensar Uber;
#2 BNDES seleciona 25 startups para apoio financeiro gratuito;
#3 TikTok informa que ultrapassou 1 bilhão de usuários mensais;
#4 Amazon vai usar provadores de alta tecnologia em lojas de departamentos;
#5 Brinquedos do McLanche Feliz serão 100% sustentáveis até 2025, segundo McDonalds;
#6 Kraft Heinz anuncia compra da brasileira Hemmer

EVENTOS:
06/10 (início) - PPG - Programa Práticas de Gestão, presencial, em Içara;
Outubro - SVWC 2021 - Silicon Valley Web Conference, Festival de Inovação e Empreendedorismo, evento online e gratuito;