logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Donato, último ferreiro, vai se aposentar

Compartilhar:

Após 47 anos em atividade, o ferreiro Donato Dal Pont irá se aposentar. Contudo, o encerramento da carreira significará mais do que o fechamento da oficina que tem na Rua Anita Garibaldi. É que ele é atualmente o único ferreiro ativo na cidade. Será o último também.

"Estou com dó de deixar a oficina. Gosto do meu trabalho. Me faz bem o calor do ferro", fala o ferreiro apaixonado pela atividade aos 62 anos de idade. Segundo Donato, a paixão começou quando ainda era criança. Ele cresceu em meio a uma ferraria. Viu o ferro ser batido, esquentado e resfriado por inúmeras vezes. Decidiu então seguiu os passos do pai Pedro Dal Pont.

Como funcionário, começou aos 15 anos. O ingresso na profissão ocorreu logo após voltar do seminário. Na época, o empreendimento era em sociedade com João Mangili. Somente em 1975 que os Dal Pont passaram a ter uma ferraria própria para a produção e conserto artesanal de ferramentas.

O estabelecimento na Rua Anita Garibaldi já chegou a ter 10 pessoas em atividade. Mas, minguou do mesmo modo em que o espaço ocupado no prédio. Hoje, as sete máquinas que restaram estão todas num mesmo galpão. E, onde era executada parte dos trabalhos se instalaram outros empreendimentos, entre eles, pizzaria e sapataria.

Questionado sobre os trabalhos mais executados, Donato revela que a maior procura é para arrumar arados e batedeiras de feijão. Apesar de planejar a aposentadoria, ele promete que não deixará os clientes desamparados. “Já vieram comprar as minhas máquinas. Mas, não irei vender. Assim, quando alguém precisar de algum serviço, ainda poderei ajudar”, destaca.