Canal Içara

Canal Içara

16 de fevereiro de 2019 - 15:58
Economia » Encontro de Apicultores 2014
Encontro de apicultores é aberto oficialmente
17/07/2014 às 16:09 - atualizada às 17h36 | com informações de Ana Ceron, do Governo de SC
A apresentação do doutor Rubens Onofre Nodari sobre as tendências mercadológicas da agricultura orgânica iniciou a programação do 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e do 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores na manhã desta quinta-feira, dia 17. Já nesta tarde foi realizada então a cerimônia oficial de abertura do evento em Içara com autoridades. As atividades se estenderão com palestras, minicursos e uma feira até sábado.

Conforme lembra o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a apicultura catarinense vai além da produção de mel. A atividade cumpre um papel decisivo na polinização dos pomares, principalmente, de maçã. As abelhas são capazes ainda de produzir produtos com funções nutracêuticas e cosméticas com alto valor de mercado. “Podemos citar como exemplo o pólen, o néctar e a geleia real”, enaltece.

“A apicultura combina muito bem com os projetos de diversificação de produção, sendo mais uma alternativa de renda para os produtores que investem em leite, reflorestamento e fruticultura”, ainda enaltece. Tão importante quanto a subvenção do Governo do Estado é o projeto de assistência técnica oferecido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) ao produtor. “Isso tem sido um fator determinante para a recuperação da apicultura em Santa Catarina”, sublinha.

“Temos muito orgulho de estarmos na condição de Capital do Mel. Içara é o segundo maior exportador do Brasil, sendo a primeira cidade exportadora. Neste evento há mais de 10 estados presentes e 150 cidades. Sermos os anfitriões de um evento deste porte estimula ainda mais o setor e o desenvolvimento da nossa região”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “O povo içarense é acolhedor. É uma satisfação ter este evento em nossa cidade”, emendou o vice Sandro Giassi Serafin.

NÚMEROS - Santa Catarina terminou o primeiro semestre de 2014 como o segundo maior exportador de mel do país. Com uma produção de aproximadamente seis mil toneladas de mel por ano, o estado exportou mais de três mil toneladas com um rendimento de US$ 12.063.638,00 até junho deste ano. O líder em exportações de mel neste primeiro semestre foi São Paulo com um volume de 4,7 mil toneladas e um rendimento de US$ 18.047.631,00. Os Estados Unidos respondem por 82,94% do total de mel levado ao exterior.
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas