logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Ensinamentos com a SpaceX e o novo lançamento da Nasa

Compartilhar:

Você deve ter acompanhado, ou pelo menos visto, o assunto mais comentado do fim de semana no mundo: NASA e SpaceX lançam foguete ao espaço. Eu, pelo menos, li inúmeras notícias e busquei os detalhes que fizeram disso tudo a notícia da semana, porque na minha cabeça estava: “ué, é só mais um foguete, quantos que já não foram lançados com sucesso ao espaço?”.

Pois é, deveria ser “só mais um”, mas não é! É a primeira vez que a NASA envia astronautas para o espaço com uma empresa privada, partindo dos Estados Unidos. Desde 2011, a NASA pagava dezenas de milhões de dólares à Rússia por cada assento de seus astronautas em foguetes russos, com lançamentos do Cazaquistão.

1. Você pode não ser somente concorrente

Não vai ser barato, mas se precisar, por que não, né? Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, afirmou há 18 anos trabalhava por este momento, um lançamento de seu foguete ao espaço. Até a cápsula do Falcon 9 acoplar com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS), inúmeras outras tentativas deram errado. A citar, em 2016, a explosão de um foguete Falcon 9 na plataforma de lançamento e, em 2019, a explosão de uma cápsula Crew Dragon durante testes. Não houve vítimas fatais nestes dois episódios envolvendo a SpaceX.

2. Não importa a demora ou a dificuldade

Foque no seu objetivo, aprenda com erros e persista! (Não é coach, apenas acredite!) Por mais que deu tudo certo no sábado, o planejamento inicial era decolar na última quarta-feira, dia 27 de maio. Mas, devido as condições climáticas, os controladores de voo interromperam o lançamento faltando apenas 16 minutos para a decolagem.

3. Se o planejamento der errado, mude!

Planejamento não é um fato engessado, na prática as coisas podem funcionar de outro jeito, até porque, nem tudo depende de você! Um outro fato interessante da SpaceX é sobre o reaproveitamento de partes do foguete. Até então, os propulsores de lançamento de um foguete, que fazem ele sair do chão, eram utilizados apenas uma vez, depois retornavam rápidamente à Terra e eram destruídos. Neste lançamento de sábado, o foguete que levou a cápsula Crew Dragon à ISS retornou à Terra com sucesso, pousando em uma balsa no meio do oceano Atlântico, em que será reaproveitado em um próximo lançamento, gerando economia superior a 30%.

4. Otimize e torne-se mais competitivo!

Melhorar processos, reaproveitar peças ou mão-de-obra, diminuir retrabalhos? Quero deixar um último ponto que achei surpreendente, que é com relação as roupas dos astronautas. Quem as desenhou foi o estilista e figurinista de Hollywood, Jose Fernandez, conhecido pelo visual de filmes como "Mulher Maravilha", "Wolverine", "Batman vs. Superman" e " Capitão América". Ao ser perguntado sobre o por que da contratação de Fernandez, Musk afirmou que deseja inspirar crianças a se tornarem astronautas. Mais do que design, o traje se conecta a nave espacial, ou seja, trabalham juntos e fazem parte do mesmo sistema. Já o capacete é fabricado usando a tecnologia de impressão 3D.

5. Utilize tecnologias atuais

Se inspire em outros mercados e em outros segmentos, lá estão muitos insights para o seu próprio negócio. Também não se esqueça de cultivar sua clientela, não pense apenas no seu cliente de hoje, pense no seu cliente de amanhã. Faça parte da cultura e das mudanças dos hábitos de consumo.

É claro que existem muitos outros ensinamentos, mas limitei o conteúdo a cinco. Fique a vontade para compartilhar outros ensinamentos no final deste texto, há um espaço para você deixar seu comentário, logado a uma conta do Facebook. Por fim, claro que o Elon Musk está nadando em dinheiro e tem uma super equipe por trás, que dá todo o ‘know-how’ de mercado que a SpaceX tem. Mas não se engane, devidas proporções, seu negócio tem as mesmas características da gigante americana e você pode colocar em prática alguns insights (lembre do quinto ensinamento). Boa viagem! :)