logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Experiências de inovação em Portugal são compartilhadas no Acii Conecta

Compartilhar:

Portugal faz parte da história de Içara. E essa ligação pode se tornar um propulsor no processo de inovação da cidade. Além do intercâmbio vigente com os Açores, o relacionamento com os lusitanos foi ampliado em uma missão de empreendedores ao velho continente no início deste mês com a participação de diretores da Associação Empresarial de Içara. O compartilhamento das experiências e vivências no roteiro foi aberto a outros empreendedores em um novo evento, o ACII Conecta, nesta terça-feira, dia 22. “Tudo está mudando e estamos juntos neste processo”, relata a presidente da Acii, Adriana Mara de Oliveira.

“É cada vez mais evidente o quanto a tecnologia contribui. Trata-se de uma plataforma para desenvolver os modelos de negócios e criar novas experiências”, lembra a curadora da missão, Andressa Fabris. A comerciante Andrea Gazola Salvalaggio chama atenção ainda ao desapego aos modelos vigentes, inclusive na educação, para a inovação. "O que vimos foram opções de cursos de curto espaço de tempo para atender novas demandas", lembra. "O Brasil é um país muito novo, por isso, tem um potencial latente", pontua o diretor de Capacitações da Acii, facilitador dos processos criativos durante o roteiro, Timóteo Paes de Farias.


Três lições com o sucesso de Portugal

Planejamento: Os lusitanos têm clareza sobre as suas potencialidades. Portugal é acesso para a Europa e o melhor lugar para viver e trabalhar. Além disso, os objetivos também estão definidos. O carbono zero é uma das metas com a inovação.

Organização: A inovação é uma estratégia do país com forte envolvimento do Poder Público. Mas também está na cultura de empresas estabelecidas. Elas dialogam com startups e as universidades promovem parcerias para formar profissionais dentro desta nova cultura.

Pessoas: Além de impactar nas empresas, a inovação influencia positivamente também na vida dos portugueses. Os investimentos em educação e também na revitalização de antigas áreas criaram novos ambientes de lazer e trabalho com segurança para a atração dos talentos.