logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

ExpoMais 2022 encerra com mensagem de otimismo sobre o futuro do país

Segundo o economista Luís Artur Nogueira, Brasil será fértil em novas oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento

Compartilhar:

Ao deixar o palco do auditório Jayme Antônio Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), nesta quinta-feira, 10, Luís Artur Nogueira encerrou a sexta edição da ExpoMais com uma mensagem de otimismo sobre o futuro do país. Na avaliação do economista, o Brasil será fértil em novas oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento, com perspectivas de crescimento econômico ainda maiores a partir de 2024.

“Continuo otimista e enxergando oportunidades. A tendência para a economia mundial é desacelerar em 2023 e isso terá um reflexo também no Brasil. Mas a partir de 2024, a economia deve melhorar no mundo e, com isso, o Brasil voltará a crescer em torno de 2%”, estima.

Para Nogueira, os grandes motores da economia brasileira continuarão sendo o agronegócio, a mineração, a construção civil, o comércio e o setor de serviços. Esses dois últimos setores, impulsionados pelo empreendedorismo. “Com os benefícios sociais, a recuperação dos empregos e a inflação sob controle, aumenta o poder de compra da população”, pontua.

Na avaliação do economista, manter esse cenário, no entanto, dependerá da política econômica do próximo governo, do controle de gastos públicos, da Reforma Tributária e do futuro das taxas de juros, fatores que influenciam nos investimentos.

Disrupção

O ciclo de palestras da sexta edição foi retomado na tarde desta quinta-feira, com o futurista Carlos Piazza transitando pelos eixos principais do evento: Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, ao abordar o tema Mindset da Disrupção. “É muito importante discutirmos essa chegada abrupta do futuro sobre nós, pois não fomos criados para olhar para o futuro. De um lado, temos muita tecnologia e, de outro, a humanidade, numa relação intrínseca. A tecnologia está 100% a serviço de melhorar a vida humana. Mas pensamos nisso?”, questiona.

Na sequência, ocorreram o diálogo sobre Inovação e Tecnologia, o lab “Como impulsionar seu negócio com o Marketing Digital!” e a apresentação dos cases das empresas Lohn Bier e Signora. Na primeira palestra da noite, o executivo Fernando de Rizzo explanou sobre os desafios da sociedade, estratégia e execução da Tupy, também com um olhar voltado à tecnologia. O executivo apresentou projetos pautados na sustentabilidade, desenvolvidos pela empresa, como o reaproveitamento de rejeitos para a geração de energia e produção de fertilizantes.

Avaliação

“A ExpoMais é a demonstração de que é perfeitamente possível empresas, setor público e academia, num projeto de cocriação, trabalharem de forma colaborativa, buscando conhecimentos estratégicos que possam ser aplicados pelas empresas, instituições de ensino e sociedade”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

A sexta edição da ExpoMais teve apresentação de Sicredi e Diamante e contou com a cocriação de Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc, Unibave e UniSul, além do apoio do Portal Canal Içara.