Canal Içara

Canal Içara

27 de setembro de 2021 - 04:39
Economia »
Feirão para recuperação de crédito terá consultas gratuitas ao cadastro estadual e desconto em juros no comércio de Içara
28/07/2021 às 11:28 - atualizada às 11h40 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Lucas Lemos [Canal Içara]
Içara acumula mais de 10,6 mil pendências no Sistema de Proteção ao Crédito. São quase R$ 5,8 milhões de débitos que estarão em negociação no Feirão SPC Regulariza Seu Nome a partir desta quinta-feira, dia 29. Até o dia 7 de agosto, os içarenses poderão fazer consultas ao banco de dados estadual gratuitamente no balcão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara para saber se estão com restrição no comércio e ainda terão a oportunidade de descontos na renegociação das dívidas. O atendimento no Edifício London Office, no Centro de Içara, será realizado das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h00.

O Feirão realizado pela CDL de Içara ocorrerá a nível estadual por meio da Federação das CDLs de Santa Catarina. Ao aderir à campanha, os credores aceitaram conceder o desconto mínimo de 50% em juros e multas sem qualquer necessidade de repasse em comissão às CDLs durante os 10 dias do evento. O único custo será de R$ 1,98 do boleto ou das parcelas quando a negociação ocorrer no balcão da CDL e via sistema.

Conforme os dados da FCDL/SC, 50% das pessoas que vão atualmente aos balcões das CDLs para consultar o CPF tem a intenção de negociar e regularizar as pendências diretamente na entidade. A partir desse diagnóstico, surgiu então a ideia do evento para interligar os consumidores que pretendem recuperar o crédito e as empresas associadas. Em Santa Catarina, são mais de 130 CDLs participantes.

Endividamento diminuiu neste ano

As informações da FCDL/SC indicam que os índices de inadimplência de Santa Catarina são os menores do país. Durante a pandemia reduziram ainda mais, saindo de 16% da população economicamente ativa em 2019, para menos de 15% em julho de 2021. Entre as pessoas que tentam comprar no crediário no estado, apenas 19,5% estão com o nome no SPC.

Entre aqueles que tem pendência no crédito, 39,7% afirmam que não sabem fazer o planejamento financeiro mensal e não sabem quanto possuem disponível no orçamento; 25% vivem fora do padrão adequado de vida, 33,5% dos brasileiros inadimplentes são impulsivos com compras, gastos e descontrolados financeiramente; e 38% afirmam que perdem a noção do quanto podem gastar em momento de lazer.

+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias