logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Guia Prático: Reinventando o seu negócio em tempos de crise

Para a construção do material, a CACB contou com a colaboração do Sebrae e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs)

Compartilhar:

Pensando nas mudanças exigidas diante da pandemia da Covid-19 e do estabelecimento do novo normal, a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil formulou um guia prático com dados e informações úteis à manutenção, à adaptação e ao aperfeiçoamento da gestão de micro e pequenas empresas brasileiras integrantes do Programa Empreender.

O Programa Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial, no caso de Içara, é a Associação Empresarial (ACII) quem executa o programa.

Para a construção do material, a CACB contou com a colaboração do Sebrae e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs). A produção do Guia é apoiada pelo AL-Invest 5.0, um dos programas de cooperação econômica mais bem sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial, promovendo o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas.

Evento de lançamento do guia

Hoje, dia 01 de setembro, a partir das 14h, o Programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), promove o evento “Os legados da pandemia para o empreendedorismo”. O objetivo é estender o debate sobre a sobrevivência e a adaptação de MPEs, trazendo temas como o comportamento dos consumidores na pandemia, o engajamento de clientes em tempos de distanciamento social e a saúde física e mental do empresário.

No evento, será feita a apresentação do Guia da Pandemia, um manual elaborado pelo Empreender para a reinvenção dos negócios em tempos de crise. O palestrante Rodrigo Carrijo destacará os pontos mais importantes do guia, que busca contemplar práticas de reorganização geral da empresa, medidas e ferramentas disponíveis no mercado, reflexões sobre a consolidação do “novo normal” e os protocolos de retomada do Sebrae, lançados em junho de 2020, que incluem boas práticas para que 35 setores possam restabelecer seus negócios com segurança.

Além da apresentação do Guia, será abordada a incorporação de novas tecnologias digitais em MPEs, entre outros temas associados ao novo contexto do empreendedorismo. A analista técnica do Empreender, Gabriele Oliveira, falará sobre o empenho da CACB no incentivo à implementação de ferramentas digitais nas empresas nucleadas. Um exemplo é a participação de núcleos do Empreender no programa Up Digital, iniciativa do Sebrae criada para impulsionar a transformação digital nas pequenas empresas por meio de uma jornada de 10 dias de imersão em ferramentas digitais, criação de conteúdo e estratégias de presença digital.

O evento será transmitido via Zoom para os consultores e coordenadores do Empreender. O público em geral poderá assistir ao vivo pelo Youtube, na TV Empreender.


Clique aqui para ter acesso ao Guia da Pandemia


Fonte: CACB


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 SC cria mais de 10 mil novas vagas de emprego em julho, terceiro melhor desempenho do país;
#2 Havan formaliza pedido de IPO com carta aberta de Luciano Hang a investidores;
#3 TikTok pode anunciar venda nesta terça-feira, mas negócio precisará de aprovação do governo chinês;
#4 BRDE e Banco de Desenvolvimento da América Latina garantem R$ 130 milhões para região Sul;
#5 Coworking da Associação Empresarial de Içara é apresentado em jornada estadual;

EVENTOS:
@ Os legados da pandemia para o empreendedorismo, 01/09, evento online e gratuito
@ Plurall Experience - Branding e Vendas, 03/09, evento online e gratuito
@ SEO Marketing Live Show - Resultados Digitais, 03/09, evento online e gratuito
@ Silicon Valley Web Conference, outubro de 2020, evento online e gratuito
@ CASE & Startup Summit 2K20 - inscrições abertas e limitadas evento online e gratuito;