logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

HUB #Içara: Roteiro em Florianópolis fortalece movimento pela inovação em Içara

Visita de comitiva de profissionais e empresários permitiu inspirações para impulsionar o ecossistema local

Compartilhar:

Um dos principais polos de tecnologia e inovação do país, Florianópolis foi escolhida para uma visita técnica por empresários e profissionais do Sul do Estado que formam o HUB #Içara de Negócios. A imersão promovida pelo Portal Canal Içara mostrou o retrato de um setor em franca expansão, apontou possibilidades de negócios e deu embasamento para fortalecer esse movimento também na região.

“Me surpreendi, pois não imaginava que houvesse tanta inovação em Santa Catarina e empresas multinacionais tendo esse olhar para o nosso estado. Volto com uma vontade maior de empreender, de criar algo, mais soluções. Foi uma inspiração”, define a empresária, dirigente do Sindilojas de Içara, Norma Ferro. “Para os empresários é fundamental fazer viagens como essa, conhecer as novas oportunidades, para que possam expandir seus horizontes, ter uma percepção mais ampla”, acrescenta.

“Muitas vezes você fica fechado na empresa e acredita que não há solução para os desafios que se impõem. E na verdade não é isso. No caso da inovação, você consegue perceber o que a movimenta, o que alimenta o ecossistema. É importante entender esse movimento”, entende o empreendedor da área de tecnologia, Maycon Marchiori. Para ele, o grande desafio é estimular Içara a encontrar o caminho para a tecnologia e inovação e tornar-se referência nessa área.

“O empresariado tem o papel principal, é o protagonista, mas não vai conseguir sozinho. É preciso o apoio do poder público, trazendo para a nossa região soluções e demandas para que as startups, as pessoas que tenham ideias para resolver possam trazer essas soluções para fomentar o mercado local”, defende Maycon.



“A academia tem que estar junto, pois percebemos que é partir das pesquisas, do conhecimento é que saem as soluções que podem resolver problemas do setor privado. É preciso engajamento de todas as partes: academia, setor privado e poder público, pois no fim da cadeia todos serão beneficiados”, considera ainda a presidente da Associação Empresarial de Içara, Tatiana Pavei.


Roteiro da Inovação

O dia de experiências em Florianópolis teve a primeira parada no Parque Tecnológico Alfa, sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. A visita teve a apresentação dos editais abertos pela Fapesc para pré-incubação, incubação, desenvolvimento de ideias e novos negócios. O trabalho da fundação tem sido no sentido de descentralizar os recursos para fomentar todo o ecossistema catarinense.

No mesmo local, atua também o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), a primeira incubadora do Brasil, idealizada e criada em 1986 pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). A partir dessa incubação, diversas empresas foram criadas, mantendo o percentual de 100% de sobrevivência entre as graduadas.

A segunda visita do roteiro foi ao Centro de Inovação Acate Primavera, endereço da Associação Catarinense de Tecnologia e de dezenas de empresas associadas, além do Link Lab, uma aceleradora, um espaço de coworking, um fundo de investimento, locais para eventos, entre outros ambientes.

Números

Elaborado pelo Observatório Acate, o Panorama de Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Tech Report 2021) apresenta os principais números do setor referentes ao ano de 2020. Entre os dados levantados pelo estudo, está o crescimento e a representatividade em termos de empresas, assim como o faturamento e as oportunidades de investimento.

O Tech Report mostra que o setor de tecnologia de Santa Catarina teve o sexto maior faturamento do país em 2020, com mais de R$ 19,8 bilhões faturados, e é também o sexto maior em número de empresas atuando nessa área – 17.720, chegando a 19,1 mil empreendedores.

Com 67,8 mil trabalhadores em 2019, Santa Catarina é o quarto maior estado em número de colaboradores no setor de tecnologia brasileiro. Na região Sul do Estado, são 1.613 empresas em atividade, o equivalente a 9,1% do total, com R$ 1,3 bilhão em faturamento (6,4%).