logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara alcança maior evolução no retorno de ICMS na Região Carbonífera

Compartilhar:

A Secretaria de Fazendo do Estado de Santa Catarina deve publicar nos próximos dias os índices de participação dos municípios no retorno ICMS em 2020. Nos números apresentados extraoficialmente, a Região Carbonífera terá, na participação do retorno na comparação com 2019, um acréscimo de aproximadamente 0,32%. O percentual de retorno aos 12 municípios da região deve passar de 4,95% para 4,96%.

O crescimento da Amrec foi maior que as regiões de Joinville (0,11%) e de Jaraguá do Sul (0,17%), porém, abaixo do crescimento da região de Itajaí (5,28%) e de Mafra (5%). A base dos números são os anos de 2017 e 2018. Ele ainda reforça a necessidade de investimentos na região. “O retrato econômico apresentado reforça a necessidade de investimentos em nossa região, já que a concentração econômica estadual gira em torno do porto de Itajaí”, afirma o coordenador do Movimento Econômico da Amrec, Ailson Piva.

“Das três regiões do sul do Estado, apenas a nossa teve um número positivo, já que a região de Tubarão não apresentou mudanças e a região de Araranguá teve um decréscimo de 1,51%”, acrescenta. Entre os municípios da Amrec, Içara teve o maior crescimento (5,11%), seguido por Cocal do Sul (3,82%). “Embora o crescimento da Amrec foi modesto, consideramos bom o resultado se comparado ao momento delicado que passamos desde 2015, com crise em vários setores, em especial o do carvão”, pontua o diretor executivo da Amrec, Vanderlei Alexandre.