logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara, uma cidade em expansão para todo o Brasil

Mobilidade, estruturação de áreas industriais e planejamento urbano são desafios para a cidade continuar a crescer com sustentabilidade e aumentar participação no mercado

Compartilhar:

A comemoração dos 59 anos de Içara não será com uma grande festa nesta quarta-feira, dia 30. Mas a cidade tem bons motivos para comemorar o desenvolvimento desde a emancipação politico-administrativa. Com mais de 1,2 mil novas empresas criadas somente em 2020 e 1,5 mil postos adicionais de trabalho neste ano, o município desponta entre as estrelas do Sul de Santa Catarina. E o futuro promete ser ainda mais promissor com a ampliação de algumas das empresas já instaladas e também novos negócios na cidade.

A intenção da Tintas Farben é pelo menos dobrar o faturamento. “A indústria traz riquezas. É um recurso que vem de fora para dentro do Município, gera também emprego e renda”, ressalta o CEO, Edmilson Zanatta. “Içara também precisará se preparar para comportar esse crescimento. É uma cidade cada vez mais pujante e, junto com a Fundação Dom Cabral, vamos realizar o planejamento da Farben a partir de março para os próximos cinco anos”, completa. Ao Município, um dos desafios para os próximos anos será criar um novo acesso para que a produção possa escoar sem passar pela área residencial.

A fabricante de tintas instalada no bairro Aurora é atualmente a segunda maior empresa do setor moveleiro nacional. Além disso, cresce na linha industrial e automobilística, inclusive, na produção de alta performance que teve como vitrine a Porsche Cup neste ano. Somente em Içara, a Farben emprega quase 400 pessoas diretamente. Mas o impacto da marca içarense vai além desse número, pois também garante empregos indiretos e possui uma rede com 110 representantes que levam o nome do município a todo o país.

Assim como a Farben, a Cristalcopos também já tem planos de expansão. “Estamos recuperando uma nova unidade para a montagem de uma indústria de embalagens de papel no Distrito Santos Costa. Além disso, temos o projeto de uma nova unidade industrial ou um novo projeto imobiliário em Vila São José”, ressalta o proprietário Anselmo Freitas. Atualmente, a empresa gera 620 empregos diretos. Foram pelo menos 20 vagas novas abertas somente em 2020 para atender ao crescimento de 14% neste ano.

Planejamento para crescimento ordenado

“Içara está em expansão e precisa ter um cuidado especial para o crescimento ordenado”, enfatiza Anselmo Freitas. O alerta do empresário é uma referência a proximidade atual das áreas industriais e residenciais. Com ferrovia, rodovias estaduais e federais, Içara apresenta condições especiais para as empresas. Mas ainda há o desafio do Plano Diretor Municipal para a delimitação das normativas de ocupação, além do diálogo com a comunidade e a facilitação dos serviços.

Os limites territoriais de Içara até diminuíram com a emancipação do Balneário Rincão, mas a cidade continua em expansão e produz riquezas - como uma grande colmeia - que levam a marca da cidade ao mundo e fomentam o orgulho de quem reside, trabalha e empreende no município. São mais de 57,2 mil corações pulsando e trabalhando para tornar Içara uma cidade cada vez melhor para se viver. E quanto mais a cidade cresce, mais também deve se unir para tornar-se eficiente na resolução dos novos desafios que vão surgir.