logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Inovar é ser humano

Compartilhar:

É isso mesmo que você leu, inovação tem muito haver com tecnologia sim, como a maioria das pessoas pensam, mas a grande sacada é ser humano, da maneira mais direta possível. Há duas frentes que sustentam esta afirmação:

1) Robôs ainda não tem ideias próprias e não tomam decisões sozinhos. Todo processo de inovação começa na cabeça de uma pessoa e/ou de um grupo delas;

2) Toda inovação visa melhorar as conexões entre as pessoas e também facilitar nosso trabalho e/ou nossas vidas, tornando o dia-a-dia mais leve e para que possamos viver de forma mais intensa e interessante;

E é neste segundo ponto que quero falar. Recentemente realizamos alguns orçamentos na Associação Empresarial para entrar, de vez, na transformação digital. Nosso maior desafio é chegar no maior número de empresas (que são formadas por pessoas) e ter conexões genuínas, ou seja, que consigamos atender todas elas com qualidade, identificar os problemas que estas enfrentam e, dentro do possível, solucioná-los. Tudo isso é possível por meio da tecnologia, ou quase tudo!

Um exemplo comum é o famoso sistema de chatbot, ou seja, os robôs que respondem as chamadas automaticamente e de forma simultânea, sem que as pessoas esperem até alguém atender a notificação. É aquela famosa mensagem automática no WhatsApp ou no chat do Facebook/Instagram, que dá suporte, orienta ou então que simplesmente pede para aguardar, até algum atendente estar disponível.

Também é possível que, dependendo da configuração, a necessidade do cliente seja atendida por meio dos bots (robôs), ainda mais que já existem sistemas de treinamento de bot, para que estes tenham respostas e soluções ainda mais personalizadas. Mas, na maioria dos casos, ainda assim será necessária uma conexão humana para finalizar o atendimento e solucionar o problema de quem entrou em contato.

Há inúmeras outras ferramentas, aplicativos, startups e pessoas tentando inovar e criar novos modelos de negócios, mas todos estes projetos partem do mesmo ponto de partida: as pessoas no centro do processo. Com isso surgem novos conceitos, técnicas e abordagens, como o Design Thiking, o Job-To-Be-Done, Storytelling, dentre outras.

E você, já conhece e/ou utiliza alguma destas técnicas em sua empresa? Continue me acompanhando aqui, no Canal Içara, que nos próximos posts falarei um pouco mais sobre estes conceitos e de como aplicá-los no seu negócio, para que você atraia ainda mais clientes e, consequentemente, ter mais resultados.


NOTÍCIAS:
#1 Grupo dono da Centauro compra Nike no Brasil por R$ 900 milhões;
#2 Para conter coronavírus, Airbnb suspende reservas em Pequim até março;
#3 Novo plano da Uber para se tornar rentável atrai elogios de Wall Street;
#4 Programa catarinense de inovação aberta cresce 300% em 2019;
#5 Bill Gates mostra qual benefício os melhores funcionários mais querem;

EVENTOS:
@ Plurall Coworking - Aniversário de 03 anos, 12 de fevereiro, em Criciúma;
@ Mude sua forma de pensar com Design Thinking, 19 de fevereiro, na SATC;
@ Se liga, as vendas do RD Summit 2020 iniciam no dia 13 de fevereiro;