logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Intermodal inicia com estrutura provisória

Compartilhar:

O Terminal Intermodal Sul já começou as atividades mesmo sem ter a estrutura pronta em Içara. O funcionamento está provisoriamente no bairro Renascer, em Criciúma, aonde os seis primeiros contêineres chegaram do porto de Imbituba nesta quinta-feira, dia 10. A estimativa dos investidores é que o deslocamento ferroviário gere uma redução de 30% no valor em comparação com o que seria gasto por meio rodoviário.

De acordo com o coordenador do consórcio proprietário, Marcelo Christyano, a previsão é que a chegada de novas cargas seja semanal. “Este terminal tem a capacidade para 300 contêineres e inicialmente devemos trabalhar com a movimentação de 280 por mês. Caso o espaço se torne pequeno, enquanto o TIS não fica pronto, iremos ampliá-lo. Essa urgência em iniciar os trabalhos mostra que já existe demanda e que nossa região tem um potencial muito grande neste seguimento”, explica.

A expectativa é de que a construção do terminal em Içara inicie em janeiro de 2014. Logo de início poderão ser movimentados 4 mil contêineres mensais. Até o fim da obra de 20 hectares, este número aumentará para aproximadamente 14 mil. “Somente o TIS gerará mais de 140 empregos diretos, e outras centenas de indiretos. O projeto será custeado pelo consórcio formado pela OpenMarket, Ferrovia Tereza Cristina e Grupo Jaime Zanatta”, explana. Ainda segundo Chrystiano, o empreendimento será o maior arrecadador de impostos da região.