logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Jovens de Içara são desafiados a desenvolver soluções para a comunidade por meio da robótica

Curso gratuito terá três meses de duração com até 20 estudantes da cidade

Compartilhar:

O universo da programação e da robótica parecia algo difícil e distante para Rodrigo Motta, de 16 anos. A proximidade chegou com o desafio de conectar, ligar e desligar um LED por meio de componentes eletrônicos. Mas não ficou só na tarefa básica. Avançou já na criação de um pequeno sistema semafórico logo no primeiro dia. "Conseguimos ir além do que estávamos esperando. Fui incrível", comemora o estudante da Escola Professora Salette Scotti dos Santos.

Rodrigo faz parte da primeira turma de robótica em Içara. O curso gratuito para até 20 jovens foi iniciado na Associação Empresarial nesta quarta-feira, dia 27. A partir de agora, os participantes terão três meses de conteúdos sobre eletrônica, programação e empreendedorismo para a realização de projetos que possam resolver problemas da comunidade e se transformar também em uma oportunidade de negócio.

"Este curso é resultado do Seminário de Empreendedorismo e Inovação, que realizamos em maio. Muito do que falamos no SEI se concretizará agora. A cidade precisa viver, de fato, as oportunidades criadas pela tecnologia e inovação. Não temos dúvida da capacidade de cada participante e do impacto que terá a geração de novas soluções", ressalta a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva.


"Pelo menos 80% das profissões dos próximos 10 anos ainda nem existem. Por isso é muito importante preparar, capacitar, utilizar a criatividade e por a mente de nossos jovens em movimento para que a cidade progrida e avance. Este é um novo marco na história da inovação na cidade", acrescenta a prefeita Dalvania Cardoso (PP). Junto com a ACII e o Governo Municipal, o protagonismo também tem a Thomson Reuters e Sicredi.

“Novas portas vão se abrir aos jovens participantes, afinal, o mundo da tecnologia tem muitas oportunidades”, ressalta Shirlei Monteiro, diretora da Abadeus, entidade responsável pela aplicação da metodologia. “Além de se desenvolverem, os alunos poderão criar soluções em prol da comunidade. Estamos ansiosos pelos resultados e felizes em fazer parte de um projeto conectado ao nosso propósito”, pontua a gerente de conta do Sicredi, Daiane Lima de Souza.



Descentralização de cursos é pauta regional

Pleito da Associação Empresarial de Içara, a ampliação na oferta de ensino técnico/profissionalizante público de qualidade, com entrega descentralizada e distribuída entre os municípios, agora é pauta também regional. A cartilha com as prioridades - lançada no projeto Voz Única nesta quarta-feira, dia 27 - lista ainda como prioridades para os candidatos a cargos públicos deste ano a finalização da pavimentação da BR-285; implantação do terminal de cargas no Aeroporto de Jaguaruna e melhorias na infraestrutura de vôos comerciais; fortalecimento da rede hospitalar regional e melhorias na infraestrutura de Segurança Pública com foco no aumento de efetivo na polícia civil, militar e bombeiros.

“O ensino técnico/profissionalizante é uma necessidade para o desenvolvimento dos jovens e também para o estímulo ao empreendedorismo. Contudo, são oportunidades que ainda estão centralizadas em poucas cidades, criando uma barreira no acesso para muitos estudantes. E nem sempre os cursos disponíveis condizem com as necessidades de toda a região, afinal, cada cidade tem características econômicas e culturais próprias. Nós acreditamos na força da educação e da descentralização de cursos, assim como também entendemos que cada pauta do Voz Única é muito importante para a região”, ratifica a presidente da ACII, Tatiana Pavei da Silva.

"O Programa Voz Única traduz as principais demandas de urgência em nossas regiões e no estado, possibilitando com total clareza onde o governo e todos envolvidos devem colocar energia para solucionar problemas existentes e oportunizar um planejamento estratégico de crescimento!”, ressalta o vice-presidente regional da Facisc, Ubirajara Pickler. Ao todo, 12 municípios compõem a abrangência da federação empresarial no Extremo Sul. Além de Içara, há Araranguá, Balneário Rincão, Balneário Gaivota, Criciúma, Forquilhinha, Jacinto Machado, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Sombrio e Urussanga.