Canal Içara


30 de abril de 2017 - 17:39
Economia »
Mais do que um setor que arruma computadores
20/04/2017 às 11:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
O setor de Tecnologia da Informação não é apenas uma sala na empresa onde o “carinha do TI” fica esperando alguém chamá-lo para arrumar o computador. É uma área de extrema importância nos dias atuais para uma organização, seja de pequena, média ou grande porte. Já imaginou um supermercado registrar as compras mercadoria por mercadoria na calculadora? Ou ficar preenchendo formulário com folha e caneta? Não tem nada de errado e dependendo do tamanho a empresa, é utilizável, mas quando se pensa em crescimento, é preciso agilidade.

E o que é preciso para ter uma boa TI? É necessário colaboradores capacitados, sistemas que suportam o ritmo da empresa, planos de contingência em caso de problemas com Internet ou sistemas principais, além de bom relacionamento com demais departamentos. Seja terceirizada ou própria, a TI de uma empresa não pode ver essa área como custo e sim, um investimento para agilizar os processos, melhorar o atendimento e garantir a segurança das informações.

A função da TI para uma organização:

  • Facilitar as atividades e processos atualmente lentos;

  • Conhecimento abrangente dos recursos atuais e em buscas de melhorias para a empresa;

  • Armazenar os dados da empresa de forma que fiquem seguros e com backups;

  • Manter uma auditoria e segurança dos sistemas, para que se mantenham sempre em funcionamento;

  • Fornecer o acesso às informações para tomadas de decisões;
E o que você pensa a respeito desse setor?
*Wallison Floriano é graduado em Sistema de Informação e principal colaborador no programa de Experts em produtos Google.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias