
Economia | 08/03/2025 | 13:15
Mulheres compartilham histórias e impusionam o empreendedorismo em Içara
Com mais de 60 participantes, mulheres formam maior núcleo da Associação Empresarial de Içara
Redação
Compartilhar:
No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a história de mulheres que empreendem, inovam e inspiram em Içara ganha ainda mais destaque. Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas delas encontraram no empreendedorismo uma forma de expressar sua identidade e transformar vidas. Somente em Içara, mais de 60 empresas lideradas por elas fazem parte atualmente do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Içara.
Duas dessas histórias se entrelaçam no cenário local: Ayme Maria Sebold e Tati Gedor, empresárias que construíram suas trajetórias profissionais com dedicação e paixão pelo que fazem ao chegarem em Içara e observarem as oportunidades que a cidade oferece para quem deseja crescer. O desenvolvimento profissional delas, parte do livro Negócio de Mulher lançado nesta semana com 30 participantes, também foi destaque na Pauta da Semana, o podcast do Portal Canal Içara, nesta sexta-feira, dia 7.
A fotografia como ferramenta de empoderamento
Ayme Maria Sebold mora em Içara desde 2018, mas atua como empreendedora e fotógrafa profissional desde 2014. Especializada em retratos corporativos e femininos, ela acredita no poder da fotografia para evidenciar a essência e o potencial de cada pessoa, especialmente no mundo dos negócios.
Durante a pandemia, Ayme percebeu um crescimento na demanda por fotografias corporativas, à medida que os empreendedores passaram a se preocupar mais com sua presença digital. Foi nesse período que ela se especializou ainda mais, trazendo um olhar diferenciado para suas imagens, que buscam destacar a identidade dos profissionais e a história por trás de cada marca.
Para ela, o mais gratificante é conhecer e registrar trajetórias inspiradoras. “Empreender na fotografia é uma jornada apaixonante e desafiadora. Ter o privilégio de conhecer tantas histórias empreendedoras me deixa ainda mais apaixonada pelo que faço”, destaca Ayme.

Moda e imagem como expressão de identidade
Outra história inspiradora é a de Tati Gedor, que viu na consultoria de imagem uma forma de ajudar outras mulheres a resgatarem sua autoestima. Paulistana de origem, ela conheceu Santa Catarina em 2018 e decidiu adotar o estado como seu lar. Com formação em Administração, Marketing e Design de Moda, Tati trabalha na área há mais de dez anos e é especialista em consultoria de imagem e estilo.
Sua jornada no ramo ganhou um novo significado após a maternidade, quando percebeu como a relação com o próprio corpo e a imagem pessoal pode se transformar em diferentes momentos da vida. Com sua experiência, decidiu auxiliar outras mulheres nesse reencontro com sua essência. “Empreender é seguir seu coração, encarar dificuldades diárias com a certeza do amor pelo que faz. Ter seu diferencial é ser diferente, é ser autêntico, é expressar sua história, suas lutas e vitórias”, afirma Tati.