logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Negociações são retomadas no setor plástico

Sindicato das indústrias de plásticos e descartáveis e sindicato dos trabalhadores teve reunião nesta terça-feira

Compartilhar:

Representantes de trabalhadores e das indústrias de plásticos e descartáveis devem voltar nos próximos dias às negociações em torno da campanha salarial da categoria, que tem data base em 1 de abril. Esse foi o encaminhamento tirado do segundo encontro entre as partes, nesta terça-feira, dia 4, desta vez realizado de forma presencial. A primeira rodada, remota, em 13 de abril, terminou sem acordo.

“Não avançamos nas cláusulas financeiras e permanece a falta de consenso em algumas cláusulas sociais e de relacionamento entre empresas e sindicato, mas sentimos que o processo evoluiu. Após a próxima rodada de negociações, devemos retomar as assembleias nas trocas de turnos das empresas para atualizar a categoria sobre o andamento das negociações, como temos feito até agora”, informa o presidente do sindicato laboral, Carlos de Cordes, o Dé.

No final de março, a categoria apresentou os pleitos aos sindicatos patronais, entre eles, ganho real, ou seja, reajuste salarial acima de 6,94%, equivalente à inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os trabalhadores ainda pedem o aumento do abono (referente à participação nos lucros), calculado a partir de R$ 945,30; manutenção das cláusulas sociais, além da volta da homologação das rescisões no sindicato laboral.

Dez dias após a primeira rodada de negociações, o Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense e o Sindicato das Indústrias de Descartáveis Plásticos do Estado de SC emitiram nota conjunta, comunicando que decidiram conceder na folha de pagamento de abril/2021, como antecipação salarial, o reajuste de 6,94%, referente ao INPC anual, bem como antecipar na folha salarial de maio/2021 o valor de R$ 300 para cada empregado, a título de parcela do PPR – Programa de Participação nos Resultados.