logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

O que todo candidato precisa saber para ser mais assertivo na busca por um emprego?

Ao todo, 4h de conteúdo foram gerados nesta semana pela Associação Empresarial de Içara com especialistas em recrutamento

Compartilhar:

Para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho ou de reposicionamento no mercado, mais de 4h de conteúdo foram gerados nesta semana com dicas desde a criação dos currículos até o comportamento avaliado pelos recrutadores durante as entrevistas. Todos os painéis promovidos no Acii Indica foram transmitidos no Facebook do Portal Canal Içara e no canal da Associação Empresarial de Içara no YouTube, onde seguem disponíveis para a preparação dos candidatos que pretendem ser assertivos nos processos seletivos.

Ao todo, 230 vagas estão atualmente disponíveis no banco de talentos da Acii em www.aciicara.com.br. Porém, mais do que um feirão de empregos, o Acii Indica é uma capacitação que visa contribuir para que as empresas de Içara encontrem os melhores talentos e tenham uma equipe qualificada para o desenvolvimento dos negócios. Conforme os especialistas que fizeram parte da programação online, a observação destes talentos inicia já na apresentação que cada candidato faz de si e de suas habilidades. Mas vai além, pois também depende da sinergia de propósitos do profissional com a empresa.

1. Estruture o currículo

A recomendação da psicóloga, tecnóloga em Gestão de Pessoas, Scheila Giassi, do Grupo RAC, e da analista de desenvolvimento de Recursos Humanos, Josiane Henrique, da Librelato Implementos Rodoviários, é ter objetividade no currículo. Isto significa, por exemplo, a inclusão apenas das qualificações que estejam de acordo com a vaga pretendida. Portanto, nada de colocar cursos aleatórios que não condizem com a oportunidade. Além disso, é preciso ficar atento ainda aos meios de contato para que estejam atualizados e ter cuidado com o uso de apelidos que possam denegrir a imagem no endereço do e-mail utilizado.



2. Seja referência

Além de um currículo que tenha informações que sejam importantes a cada tipo de vaga, o recrutador Raphael Rezende, da mLabs, enaltece a necessidade do candidato conhecer a empresa. O posicionamento nas redes sociais também é importante, principalmente no LinkedIn com a geração de conteúdos que demonstrem a vontade de empreender dentro de uma organização e que aumentem a visibilidade na plataforma para as empresas que estão em busca de talentos.



3. Demonstre interesse

As perguntas sobre o salário devem ficar por último, ok?. Conforme a assistente de recursos humanos, Greice Kely Bazani, do Castagneti Supermercados, e a psicóloga Rosimeri Vieira, da Conexão Consultoria, a pretensão salarial é um filtro importante, mas iniciar com esse assunto pode queimar o candidato devido ao foco financeiro. A indicação é demonstrar e buscar primeiro as oportunidades de crescimento que se pode obter. Logo, a vaga deve ser condizente ao perfil pessoal. É um fator que pode fazer diferença, inclusive na análise da naturalidade do comportamento durante a entrevista.



4. Atualize-se para crescer

E depois de passar pelo processo seletivo, é preciso se destacar também no ambiente de trabalho. Para a tabeliã Adriana Mara de Oliveira (presidente da ACII) e a gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Sul SC, Sabrina Pacheco, uma forma de mostrar interesse é buscar capacitação constante, pois oportunidades podem surgir para o crescimento interno e muitas organizações buscam lideranças que demonstram potencial de crescer. Ter tempo de empresa não é mais um fator primário. O destaque ocorre pelo que vai além do contratual.