logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Onda de calor pode gerar sobrecarga à rede elétrica

Em Içara, já houve queima de transformadores neste verão, interrompendo momentaneamente o fornecimento de energia

Compartilhar:

A ocorrência de ondas de calor, como a prevista para os próximos dias, pode sobrecarregar a rede elétrica, levando a problemas no fornecimento de energia. “Neste verão, já tivemos caso de queima de transformador na área central de Içara. Sempre que a temperatura excede 30, 35, 40 graus, há uma forte demanda pelo uso do ar-condicionado, o que sobrecarrega o sistema e pode haver falhas”, explica o engenheiro elétrico da Cooperaliança, Edmilson Maragno.

Diante disso, a recomendação aos consumidores, sejam residenciais ou comerciais, é tomar alguns cuidados, como escolher o ponto ideal para a instalação dos aparelhos, fazer a limpeza e manutenção adequadas, além de ter um sistema compatível.

“Às vezes, as pessoas têm uma instalação elétrica e vão adicionando outras cargas, sem as adequações necessárias. Por exemplo, uma loja que tenha um ar-condicionado de 12 mil BTUs e substitua por outro de 40 mil. Se várias fizerem isso, vai haver uma sobrecarga e o transformador pode queimar”, alerta Edmilson.

Além disso, o calor pode provocar temporais, com ventos fortes e raios, outra ameaça à rede elétrica. “As descargas atmosféricas também levam à queima de transformadores e podem ocorrer outros problemas, como o rompimento do isolamento das redes”, afirma o engenheiro.

Fornecimento

Conforme Edmilson, o contrato de fornecimento de energia é firmado para o ano todo com carga máxima, suficiente para atender o aumento de demanda no verão. Na área litorânea onde a cooperativa atua, antes da temporada de veraneio é feito um trabalho preventivo, com o objetivo de identificar eventuais problemas na rede de distribuição e adotar as medidas corretivas.

Desde 2020, a Subestação Rincão, localizada em Sanga Funda, conta com um transformador que dobrou a capacidade de fornecimento, justamente visando a temporada de verão, já que a distribuição de energia era feita no limite suportado nesse período.