logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Pix: Você está preparado para pagamentos instantâneos a qualquer hora do dia?

Função criada pelo Banco Central do Brasil agilizará operações, realizando-as instantaneamente.

Compartilhar:

A partir do dia 16 de novembro, o Pix vai começar a funcionar em todo o país na realização de pagamentos instantâneos. Não será um novo aplicativo, mas sim uma função que passará a ficar disponível dentro das plataformas digitais já disponíveis. Quem tem uma conta em instituição financeira cooperativa como o Sicredi, por exemplo, já pode confirmar o interesse no uso da plataforma. É o movimento chamado de pré-cadastro para utilização.

“Sabe quando você precisa pagar ou transferir uma quantia em dinheiro no meio da tarde e a outra pessoa ou empresa que vai receber precisa esperar até o dia seguinte para a confirmação do valor? Com o Pix, essa história de esperar será praticamente coisa do passado”, sintetiza a superintendente de Soluções de Meios de Pagamentos do Sicredi, Gisele Rodrigues. “Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia durante os sete dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central, a fim de evitar fraudes”, lembra.

Na etapa atual, o pré-cadastro reúne informações de identificação dos consumidores que serão repassadas ao Banco Central do Brasil a partir de 5 de outubro. “É fundamental que os associados que desejam usar o Pix façam esse cadastro de acesso porque, para usá-lo, bastará que o pagador saiba apenas um desses dados (“chaves”) do recebedor”, explica o assistente de meios de pagamento da Sicredi Sul SC, Marcelo Esbegen Marcos.