logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Pode faltar diesel em Içara

Compartilhar:

Desde a noite de domingo, dia 30, o trânsito na BR-101, no trecho de Palhoça, está liberado. A limpeza da pista foi encerrada por volta das 19h30, quando mais de mil caminhoneiros esperavam poder seguir viagem. Agora, o problema se concentra na falta de diesel.

Acesse:
» Enchentes: especial do Canal Içara

Conforme uma proprietária de posto de combustível em Içara, que não quis ser identificada por questões de segurança, "a distribuição de diesel não está sendo realizada porque os dutos da Petrobrás também foram atingidos por deslizamentos". Há uma semana, nenhuma carga do produto chegou ao estabelecimento içarense. Mas, até então o consumo estava pequeno porque os caminhões estavam parados.

Na avalanche de problemas que as chuvas deixaram em Santa Catarina, também está a falta do Gás Natural. Três partes do gasoduto que trás o produto da Bolívia foram rompidos por deslizamentos de terra. Por isso, os postos ficaram sem gás nas bombas. Logo, o consumo de gasolina aumentou e a quantidade de viagens dos caminhões tanque precisou ser ampliada.

Atualmente, uma carga de 20 mil litros dura no máximo 3 dias. Com isso, na última semana, foram necessários dois fretamentos por rotas alternativas para cada posto de Içara. Isto representa um acréscimo de R$ 1,6 mil no custo de 40 mil litros de gasolina. Nas bombas, o valor permanece o mesmo, cerca de R$ 2,559 por litro. A diferença do frete foi absorvida pela maioria dos empresários.