logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Procon de Santa Catarina suspende atividades de banco devido a reclamações

Em Içara, 111 reclamações foram registradas contra instituição financeira

Compartilhar:

O Banco C6 Consignado S/A teve as atividades suspensas por cinco dias devido a medida cautelar do Procon de Santa Catarina. São mais de 2,4 mil reclamações computadas no estado, das quais, 111 em Içara. A Capital Catarinense do Mel é a segunda cidade em número de problemas com a cobrança indevida de empréstimos consignados não solicitados pelos consumidores, em sua maioria, aposentados e pensionistas. À frente aparece apenas Criciúma, com 418.

A instituição financeira está impedida, durante o período, de formalizar empréstimos que venham a exigir descontos de qualquer caráter. Segundo as reclamações, o banco realizava desconto das parcelas sem o devido consentimento, em contas destinadas ao recebimento de benefícios e transferiu aos consumidores o ônus de comprovar que os contratos não eram válidos. Os aposentados e pensionistas também afirmam terem tentado entrar em contato com o banco para pedir a suspensão dos descontos, mas sem sucesso.

“Estamos notando uma prática corriqueira das instituições financeiras em conceder empréstimos não solicitados pelos consumidores, geralmente atingindo uma parcela da população que tem certa dificuldade em reconhecer esta cobrança abusiva, até mesmo por conta da idade. Por isso, o Procon está tomando as medidas cabíveis contra estas instituições”, enfatiza o diretor do órgão, Tiago Silva. Em caso de desobediência, o Banco C6 Consignado S/A poderá sofrer sanção administrativa e multa diária de R$ 100 mil.