logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Reclassificação do risco de covid-19 poderá sinalizar retorno de ônibus na Amrec

Compartilhar:

A expectativa dos secretários municipais de Saúde da Região Carbonífera é pela reclassificação do risco potencial de covid-19. Por ora considerado grave (de cor laranja no mapa de enfrentamento da pandemia), existe um indicativo de que a situação poderá cair para alto (de cor amarelo), com isso, compatível com o retorno do transporte coletivo. "Com exceção de Criciúma, todos os demais municípios vão deliberar em conjunto. Até segunda-feira deveremos ter acesso a ferramenta de análise do Governo do Estado para esta decisão", indica a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos.

A regulamentação das medidas sanitárias para o transporte municipal e intermunicipal com característica urbana vai ser realizada com decreto regional. Será preciso, por exemplo, controlar a lotação máxima para a capacidade de passageiros sentados; higienizar as áreas que possuam maior contato dos passageiros; realizar a desinfecção completa do ônibus a cada quatro horas de operação e, se necessário, incluir horários extras de linhas que estejam em operação.

Para o transporte coletivo intermunicipal com características rodoviária a autorização cabe a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. Neste caso, a ocupação será de até 50% da capacidade com os passageiros sentados intercaladamente; disponibilização de álcool 70% no interior dos veículos desinfecção completa dos veículos ao término de cada viagem e orientação constante dos funcionários aos passageiros sobre as medidas básicas de higienização e cuidados em prevenção à covid-19.

Meios digitais na compra das passagens

As medidas para operação dos terminais rodoviários determinam que somente pessoas que irão viajar podem acessar o terminal; deve haver demarcação de distância de no mínimo 1,5 metro em locais de atendimento ao público, de filas no embarque e desembarque, nos assentos e nos pontos de ônibus; priorizar a comercialização de bilhetes de passagem por internet ou meios digitais; fixar cartazes com medidas básicas de higienização e cuidados em prevenção à Covid-19, entre outras.

Em todas as categorias as normas sanitárias determinam o uso obrigatório de máscara tanto por passageiros, motoristas e funcionários; a constante orientação para higienização e segurança dos colaboradores; capacitar os funcionários, disponibilizar e exigir o uso dos EPI’s apropriados; priorizar o afastamento, sem prejuízo de salários, de colaboradores pertencentes ao grupo de risco; encaminhar imediatamente para teste qualquer colaborador que apresente sintomas de covid-19 e afastá-lo pelo período mínimo de 14 dias e priorizar o trabalho remoto para os setores administrativos.